Programa de Neuroprevenção

Com o avanço da idade, é normal, como sabemos, que o ser humano apresenta frequentemente queixas subjetivas de falta de memória para acontecimentos recentes, nomeadamente:
  • Dificuldade de concentração numa tarefa;
  • Desorientação quanto a datas e lugares;
  • Dificuldade em relembrar e seleccionar nomes e palavras.
 
Quando estes e outros sintomas se tornarem evidentes e se manifestarem, quer em si quer em alguém da sua família, há que procurar soluções, antes que a qualidade da sua vida autónoma fique perigosamente ameaçada / comprometida. O ILCN já dispõe de recursos - humanos e técnicos - que poderão fazer parte da solução, através do despiste precoce das anomalias no funcionamento neuronal, e da proposta de estratégias de reabilitação/ reestruturação funcional, adaptadas a cada caso.
 
Porquê um projeto de Diagnóstico Precoce?
Por dois motivos principais:

A- Para que o utente possa despistar precocemente uma eventual perturbação, que, sendo avaliada e tratada por antecipação, evitará o tardio diagnóstico e tratamento. Com efeito, o tratamento tardio pode assumir uma forma violenta e implicar maior dificuldade na reabilitação.
 
B- Porque o ILCN, instituição fortemente empenhada na inovação clínica, dispõe de saber e capacidade terapêutica que lhe permite ampliar os serviços que tem disponibilizado à nossa comunidade, contribuindo assim para a prevenção da saúde e promoção da autonomia e qualidade de vida dos que o procuram.
 
Como fazemos?

Quase que lembra um jogo!
Através de testes informatizados e de fácil resolução (já estudados e testados noutros países), sempre acompanhado por um psicólogo, irá seguir as instruções que lhe forem sugeridas, executando as tarefas que lhe vão sendo pedidas.
No final, o próprio computador, com base nos padrões de qualidade das respostas e do tempo médio de execução, calcula e quantifica o seu desempenho e deteta as anomalias.

É com base em tais resultados, a seguir avaliados por um neuropsicólogo,  que se elabora o relatório final, a partir do qual, finalmente, se lhe apresenta então uma estratégia de intervenção precoce, devidamente adequada ao seu caso.
 
O ILCN assegura ainda serviços de consulta externa especializada nas disciplinas envolvidas (Neurologia, Fisioterapia, Pneumologia, Nutrição, Neuropsicologia, Psicologia, Terapia de Fala) e Infiltração com Toxina Botulínica, além de Estudos neurofisiológicos e psicofisiológicos.