Neuropsicologia

A Neuropsicologia Clinica é uma especialidade que se concentra no funcionamento cerebral em todos os ciclos de vida: Crianças; Adultos e na Longevidade. 
É exercida por um Neuropsicólogo especialista na compreensão de como o comportamento está associado a estruturas e sistemas cerebrais. O neuropsicólogo clinico realiza a avaliação, interpreta os resultados das provas, e faz recomendações específicas no sentido de auxiliar médicos, terapeutas e professores, a fornecer tratamentos e intervenções que atendam às necessidades únicas de cada sujeito. 
Na avaliação neuropsicológica a função do cérebro é medida objetivamente para entender melhor como o cérebro direciona o comportamento e a aprendizagem de um indivíduo. Esta avaliação é especializada e dirigida às capacidades verbais e não-verbais e ao funcionamento intelectual geral.
Podem beneficiar da intervenção Neuropsicológica as crianças, adultos e idosos com qualquer tipo de envolvimento neurológico, doença genética, traumatismo craniano, abuso físico e / ou abuso de substâncias, deficiências nutricionais, dificuldades atencionais ou da aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo. 
 

Neuropsicologia /Neuromodelação 

Avaliamos as consequências de lesões cerebrais, Identificando os problemas apresentados pelo paciente: movimento, visão, memória, linguagem, etc. e correlacionando-os com as regiões cerebrais que com eles se activam, permitindo-nos:
  1. Inferir a partir da alteração do comportamento quais as regiões cerebrais prejudicadas. 
  2. Inferir que regiões danificadas não são requeridas pelas competências que estão preservadas.
  3. Recuperar, Potenciar e Maximizar as Competências cognitivas diminuídas.
 

Objectivos da Reabilitação Cognitiva/Neuromodelação 

O principal objectivo da reabilitação é viabilizar que as pessoas com incapacidade atinjam o seu nível óptimo de bem-estar, reduzir o impacto dos seus problemas diários e ajudá-los a regressar ao seu ambiente.
  • Restaurar a função cognitiva em défice
  • Reorganização anatómica, usando uma parte não lesada do cérebro para adoptar as funções da área lesada
  • Ultrapassar ou prevenir o problema, mudando ou reestruturando o envolvimento
  • Adaptação funcional ou encontrando o caminho para realizar os objectivos
  • Ajudar a pessoa a usar as suas funções de uma forma mais efectiva.
Uma das tarefas mais importantes é identificar os problemas que os pacientes apresentam, de que forma estes afectam o seu dia-a-dia e Negociar os objectivos da reabilitação/Neuromodelação.
 

Impacto emocional

A reabilitação/neuromodelação é mais provável falhar, caso não se lide com os problemas emocionais, consequentemente, perceber a natureza individual da emoção e da Personalidade é crucial para o sucesso na reabilitação.
PMK: Método informatizado para Avaliação das tendências conativas da personalidade:
O Psicodiagnóstico Miocinético, instrumento psicológico expressivo desenvolvido por MIRA y LOPEZ, é um método para demonstrar experimentalmente os impulsos habituais e as respostas afectivas motoras que são características dos factores temperamentais básicos. A característica mais importante desta prova é que, a sua execução, não é influenciada pelo controlo voluntário. Um distúrbio no equilíbrio psicológico e um distúrbio no equilíbrio miocinético podem, representar duas manifestações do mesmo processo. Ao ser observado o equilíbrio de um, podem-se tirar conclusões sobre o outro.
 

Tecnologías na Reabilitação/Neuromodelação

Novas ferramentas oferecem nova visão sobre a função cerebral:
  • CogniPlus
  • Rheacom
  • CogWeb
  • Biofeedback 
  • Neurofeedback
  • tDCS e TMS

 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.