Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de pessoas que, devido a uma condição clínica — motora, cognitiva, emocional ou social —, deixaram de conseguir realizar atividades da vida diária e/ou ocupações significativas, em qualquer fase do ciclo de vida.
Estas condições podem comprometer o desempenho ocupacional e, consequentemente, restringir a participação em ocupações consideradas significativas para a pessoa.
O terapeuta ocupacional pode intervir em diversas áreas, tais como pediatria, saúde mental, multideficiência, geriatria e reabilitação física.
Na Terapia Ocupacional, a intervenção baseia-se na avaliação das atividades nas quais a pessoa não consegue envolver-se de forma satisfatória, prazerosa ou eficaz, considerando todos os aspetos da sua vida que possam influenciar esse desempenho, como o ambiente, por exemplo.
A intervenção em Terapia Ocupacional assenta, principalmente, no recurso a atividades e ocupações significativas, com o objetivo de restaurar, manter ou promover funções. A implementação de estratégias é também fundamental, permitindo aumentar a autonomia e a independência da pessoa, ao mesmo tempo que se preserva a sua motivação ao longo de todo o processo terapêutico.
Após a avaliação, é elaborado um plano de intervenção adequado, individualizado e verdadeiramente personalizado.
Desta forma, o terapeuta ocupacional capacita indivíduos, grupos e organizações para a participação em ocupações que considerem significativas, promovendo a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.