Testemunhos de Cuidadores e Utentes do ILCN

Testemunho - Ricardo Teixeira


As melhorias que tive em relação à minha apatia foram significativas tendo demonstrado maior reação às minhas atitudes em todos os sentidos. Fui muito bem recebido e bem tratado, apesar de ter sido pouco tempo tive melhorias significativas.

Ricardo Teixeira - 26 de Abril de 2024


Testemunho - Carlos Cristina


No dia 28 de março de 2024, sofri um AVC Isquémico e um AVC Hemorrágico, que fisicamente deixaram-me com o lado esquerdo do corpo imobilizado. Deslocava-me com auxilio de um tripé, tinha uma tala no pé esquerdo e a minha mobilidade era muito limitada. Um ano depois do AVC dei entrada neste Instituto para terapias intensivas. Fiz 3 ciclos de terapias que me ajudaram muito na minha recuperação. Sinto o meu tronco e ombro, com mais flexibilidade e, quando estimulado mexo os dedos da mão esquerda, deixei de usar tala no pé e agora desloco-me com um bastão de caminhada, que me ajuda muito a melhorar a minha postura. Também noto melhorias na minha memória e concentração. As minhas expectativas eram muito elevadas, sinto que necessito de mais ciclos de terapias para poder atingir os meus objetivos. Agradeço toda a dedicação dos médicos, terapeutas e funcionários do Instituto, que me apoiaram durante esta jornada.

Carlos Cristina - 28 de Maio de 2024


Testemunho - Manuel Ribeiro


Embora as expetativas não tivessem sido alcançadas, foram conseguidas melhorias ao nível músculo-esquelético, objetivamente manter a posição de pé e alguns passos embora em apoio dos terapeutas. O apoio psicológico foi uma boa ajuda. Resta acrescentar o empenho e simpatia de toda a equipa técnica e auxiliares. Bem hajam!

Manuel Ribeiro - 8 de Março de 2024


Testemunho - Marcos Cunha


O Marcos é um jovem de 26 anos, entrou aqui nesta clinica bastante debilitado, conseguindo em 2 ciclos, melhor bastante a terapia da fala, tendo agora mais facilidades de dialogar com as pessoas. Tendo também melhorado em algumas situações na parte motora, sendo que enquanto não conseguir coar todos os líquidos da cabeça é mais difícil recuperar.

Alcina Manuela Dias Coelho - 22 de Dezembro de 2023


Testemunho - Joel Ribeiro


Neste período de tempo de tratamento, estou muito feliz com o ambiente que pude vivenciar no instituto. As pessoas são muito atenciosas, demonstrando-se sempre disponíveis para me ajudar. Durante estes 7 meses fiz amizades muito especiais, que nunca pensei fazer, tanto com as terapeutas, como com as auxiliares. Aconselho muito em irem para lá, será uma experiência maravilhosa

Joel Ribeiro - 28 de Janeiro de 2024


Testemunho - Madalena Pombeiro


De cada vez que a minha filha ingressa num novo centro de recuperação, fico cercada por uma nuvem de incerteza e preocupação porque nem todas as experiências têm sido boas! A sua jornada rumo à recuperação é uma estrada sinuosa, mas através de todo o apoio dedicado e das diversas terapias oferecidas no ILCN testemunhamos alguns avanços. Ao longo deste ciclo de tratamento, a minha filha participou em várias terapias, cada uma projetada para abordar aspetos específicos do seu bem estar físico, emocional e mental. Embora as melhorias possam ter sido subtis para alguns, para nós, cada pequeno progresso representa uma vitória significativa. A sua participação ativa nas terapias oferecidas juntamente com o apoio caloroso e empático de toda a equipa de fisioterapeutas, terapeutas, neuropsicólogos, auxiliares e médicos desempenhou um papel crucial no seu progresso. Embora reconheçamos que a jornada rumo à recuperação é um processo continuo, e que há muitos desafios pela frente, estamos profundamente gratos pelos avanços que alcançou durante o curto tempo que esteve neste centro. Cada pequena melhoria é uma luz brilhante de esperança no nosso caminho. Agradecemos sinceramente a todos os profissionais envolvidos pelo seu compromisso inabalável em ajudar aqueles que procuram melhor qualidade de vida. Que este testemunho sirva como uma expressão de gratidão e como um raio de esperança para todos os que enfrentam desafios semelhantes. Estaremos de volta assim que possível! Um grande obrigado a todos. Bem hajam pelo trabalho que fazem.

Madalena Pombeiro - 22 de Fevereiro de 2024


Testemunho - Joaquim Paixão


Hoje o meu marido acabou o 2ºciclo de tratamentos no ILCN. O nível de autonomia que adquiriu nestes 2 meses foram espetaculares. Consegue caminhar sem ajuda e sem medo de cair. Muito mais comunicativo. Consegue alimentar-se sozinho, o que é uma grande ajuda para mim. Só tenho que agradecer de coração a todos, os médicos, terapeutas, administrativos e auxiliares. Uma família com F grande. Tenho esperança de cá voltar assim que me for possível. Obrigado!

Filomena e Joaquim Paixão -16 de Fevereiro de 2024


Testemunho - Marisa Alves


Tivemos conhecimento do ILCN através da internet e de testemunhos na vossa página, e por isso, resolvemos dar o nosso testemunho. Fizemos, praticamente 3 ciclos de terapias que englobou a terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, acompanhamento nutricional e médico. A minha filha Clara tem uma Síndrome DiGeorge, doença rara que necessita de várias intervenções. Falando por cada uma em particular, podemos dizer que na terapia da fala não aceitava o toque facial ou intraoral e passou aceitar a colher, o alimento, provar sabores e ter mais expressões faciais. Na terapia ocupacional revelava uma sensibilidade ao toque de objetos, texturas e recusava os brinquedos novos. Tudo melhorou nesta área, brinca mais, mostra mais interesse pela exploração de novos objetos, melhorou a pega dos brinquedos. Em relação à fisioterapia o nível de tónus muscular baixo não lhe permitia manter postura, colocar-se em pé. Atualmente mantém-se sentada, coloca-se em pé, as suas posturas melhoraram e o seu posicionamento dos pés já está mais correto. A Clara ao nível nutricional ganhou 2Kg e cresceu 1.5 cm, pelo que estamos muito satisfeitos. De um forma geral, podemos afirmar que encontramos na equipa médica, auxiliares, terapeutas, pessoas fantásticas, simpáticas e muitos humanas, respeitando a individualidade dos seus pacientes. Fazendo até com que nos sentissemos em família, mimando-nos e dando-nos forças nos momentos menos positivos. Se estiverem em dúvida na clínica de reabilitação a escolher para o vosso familiar posso garantir que esta superou as nossas expectativas em tudo, não são 5 estrelas, mas 10 estrelas.

Marisa Alves - Dezembro 2022


Testemunho - Ana Paula Fernandes


Dei entrada no Instituto Luso Cubano de Neurologia (ILCN) no dia 22/7/2020 após uma consulta de avaliação, onde estiveram presentes dois médicos Dr Hasse Ferreira (Neurocirurgia), Dr Osvaldo Calzada (Reabilitação Neurológica e Medicina Geral) e o Enfermeiro Miguel Perez. Na referida  consulta, observaram e analisaram as minhas competências no momento, daí resultando um plano de tratamento de 4 semanas que eu cumpri rigorosamente. Do plano semanal constavam 4 sessões diárias de 50 minutos cada  (duas de terapia ocupacional  para "acordar o braço" e duas  de fisioterapia para dar os primeiros passos). Ao contrário de consultas realizadas noutros estabelecimentos, ninguém teve "medo" de mexer, para conseguir um melhor diagnóstico,  nos meus membros afetados pelo AVC. Completado o ciclo de 4 semanas pedi para ficar mais uma, ou seja, fiz  5 semanas de tratamentos na Clinica Tejo/ILCN  durante as quais fui frequentemente acompanhada pelo Dr Osvaldo e pelo Enfermeiro Miguel, para além do acompanhamento das minhas excelentes terapeutas: Terapeuta Ocupacional Rita Cruz  e Fisioterapeuta com mestrado em Neurologia Luísa Lemos. Ambas as terapeutas fizeram todos os esforços para que eu fosse melhorando.   A Terapeuta Rita, também me dava frequentes "dicas" para aumentar a minha autonomia no dia a dia, foi o caso do banho, do vestir, do despir, da maquilhagem e entrar e sair do carro (tendo se deslocado ao estacionamento), o que me foi bastante útil. Recordo também os exercícios de postura corporal e de marcha que fiz com a fisioterapeuta Luísa com instrumentos de apoio diversos e calçado diferente para percebermos qual era a melhor forma de eu caminhar. É incontestável que vi melhorias: O meu cotovelo  já "acordou" e a minha perna movimenta-se com mais rapidez e o pé assenta com maior estabilidade. Desejo com este texto: 1) Agradecer :  - À amiga Cristina Matos e Sra Ana Baião por me terem falado do ILCN;  - Ao Dr Osvaldo, por me ter, tão simpática e profissionalmente, aberto as portas do ILCN após um primeiro  contacto telefónico informal.  - À terapeuta ocupacional Rita e à Fisioterapeuta Luísa pelo enorme empenho e excelente profissionalismo que sempre manifestaram para que eu melhorasse e /ou aperfeiçoasse as minhas capacidades motoras e postura corporal. 2) Contribuir para que outras pessoas tenham conhecimento da minha experiência. Obrigada a todos vós no ILCN que me motivaram e apoiaram. Ana Paula Pombinho Fernandes (vítima de  hemiparesia  esquerda devido a ruptura de aneurisma seguida de AVC isquémico em  Julho de 2019 ) Nota: O ILCN tem duas clínicas privadas (Lisboa so para  ambulatório e Porto com internamento). Não tem quaisquer acordos com o SNS ou outros subsistemas. É sem dúvida uma unidade de saúde de excelência, seria óptimo se um dia houvesse acordos, tabela convencionada, etc.. com o SNS e/ou outros subsistemas.

Ana Paula Fernandes - Setembro, 2020


Testemunho Sr. Carlos Almeida


Venho por este meio dar o meu testemunho e o meu muito obrigado a toda a equipa, foi um trabalho notável, obrigado. Hoje caminho, penso e falo graças à vossa colaboração. Hoje posso fazer vida porque vocês fizeram o chamado impossível, o meu muito obrigado pelo voto de confiança, continuem assim e ajudem as pessoas por favor, obrigado. Sou o Carlos Almeida, traumatismo encefálico Grave. cumprimentos a todos! Recordo me mais da Dona Elisa, terapeuta da fala, um abraço e tudo de bom, cumprimentos ao Senhor Dotour Hernanes penso que era assim, tudo de bom e sucesso por favor continuem a ajudar quem quer ser ajudado, obrigado pelo vosso trabalho, eu tive muita estimulação cognitiva, com a Senhora Dona Sônia, penso de que era assim, eu cá continuo agora estou a ver se faço a vida pouco a pouco....não tem sido fácil mas fico a dizer vos obrigado se hoje tenho um pouco de noção foi devido só vosso trabalho desenvolvido! Obrigado...Cumprimentos

Carlos Almeida - Agosto, 2020


Testemunho de Mª Cristina Carvalho


Em relação ao tratamento senti grandes melhoramentos, antes sentia muita falta de força nas pernas e braços mau estar na cabeça, felizmente vou muito melhor, um dia se for possível gostaria de voltar.

Mª Cristina Carvalho - Junho de 2019


Testemunho Anónimo


Consideramos que todos os elementos da equipa são extremamente dedicados, existindo uma grande articulação entre as diversas áreas de intervenção. A nossa filha demonstra aquisições importantes, que são requesitos fundamentais para a comunicação do seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da concentração/atenção nas tarefas, coordenação motora/equilibrio, intencionalidade da sua acção, motricidade fina, força muscular. Agradecemos a todos o empenho!

Testemunho Anónimo - Junho de 2019


Testemunho da Mãe da Vitória Mavungo


Neste periodo de 4 semanas estou feliz pelo resultado do vosso tratamento de terapias com a minha filha. A vossa equipa de terapeutas são dedicados no trabalho deles. Que Deus continue a capacitar a todos vocês. Muito obridado.

Mãe da Vitória Mavungo - Junho de 2019


Testemunho de Patrícia Rondão


Após um mês de tratamento intensivo não vejo alcançados os objetivos do tratamento, foi um curto periodo de tempo em relação ao necessário para atingir os objetivos esperados. São tratamentos muito dispendiosos o que não me permite ficar mais tempo. Foram bastante pro-activos e empenhados na minha melhoria e acredito que com uma maior periodo de internamento seja possivel um maior alcance de objetivos. Para quem tem a possibilidade monetaria para tal investimento penso que seja uma boa escolha. Um muito obrigado geral a toda a equipa principalmente ao médico e terapeutas que me acompanharam por terem sido incansáveis.

Patrícia Rondão - Maio de 2019


Testemunho de Adelaide Fosnseca (Mãe do Carlos Caculo)


Estou muito feliz porque o meu filho teve uma evolução excelente, melhorou significativamente neste momento vou sair daqui com um novo Carlos, muita coisa que ele não fazia antes agora faz. Só tenho a parabenizar a grande equipa de terapeutas que muito fizeram nesta clínica.

Adelaide Fosnseca (Mãe do Carlos Caculo) - Maio de 2019


Testemunho de Nelma Baguinde (Mãe do Tiago Dupret)


Ao fim deste ciclo é notável uma melhoria nas condições do Tiago no equilibrio, concentração e motricidade fina. Já pega o lapis com mais firmeza, a pegar na pinça e o corte com a tesoura também melhorou. O saltar com pé junto ou com um pé ou ainda manter o equilíbrio de pé só com um pé, são coisas positivas que o Tiago obteve das sessões. Ainda há trbalho a ser feito mas com certeza que esse intensivo foi muito positivo para o Tiago.

Nelma Baguinde (Mãe do Tiago Dupret) - Abril de 2019


Testemunho de Margarida Tavares


Estou a terminar 1 ciclo de tratamento (4 semanas) e cujas as queixas maioritarias eram caimbras, falta de força nas pernas com marcha deficiente. Nestas vertentes senti algumas melhorias, penso que as possiveis pois tive alguns impedimentos. De qualquer forma, as minhas queixas diminuiram bastantes nomeadamente, deixei de ter caimbras, a minha marcha melhorou consideravelmente, a força nas pernas ainda precisam de mais trabalho assim como a dieta que me foi aconselhada mas pouco possível de seguir porque a alimentação vem de fora e não há dieta. Estadia agradável, objetivos conseguidos a equipa de fisiatras, psicologos, etc, excelente. Nada a apontar, pelo contrário, adptaram a fisioterapia de acordo com as necessidades do momento. O meu bem hajam!

Margarida Tavares - Fevereiro de 2019


Testemunho de Mª José Martins (esposa do Sr. José Vaz)


Fiquei muito satisfeita com todas as terapeutas e todas as fisioterapeutas sempre atentas em tudo e muito simpáticas e trabalhadoras.

Mª José Martins (esposa do Sr. José Vaz) - Fevereiro de 2019


Testemunho de Sónia Vieira (mãe da Beatriz Barbosa)


Desde o quadro médico ao quadro técnico, não tenho nada a apontar, pelo contrário foram incansáveis no acolhimento e desenvolvimento da minha filha Beatriz. A Beatriz tem 10 anos e 8 meses, que sofre de epilépsia refratária (sindrome lennox-gastaut), conjunto com autismo médio-severo e hiperatividade. Depois da consulta com o Dr. Orestes e o Dr. Osvaldo marcou-se logo um dia para avaliação com os terapeutas e parece que vimos a luz ao fundo do túnel, uma terapia intensiva... Sei que é muito difícil trabalhar com a Beatriz, mas numa semana houve melhorias sem dúvida. Com muita teimosia, muita birra, choro, tudo se foi conseguindo. Esta equipa maravilhosa e simpática mudou sem duvida o nosso presente e sem dúvida vai mudar o nosso futuro para nuito nelhor. Eu sei que a nossa caminhada é longa. A estes profissionais um muito obrigado.

Sónia Vieira (mãe da Beatriz Barbosa) - Janeiro de 2019


Testemunho de Maria das Dores Ribeiro


Com o tratamento tenho-me sentido muito bem. Com o atendimento tem sido ótimo e muito eficiente.

Maria das Dores Ribeiro - Janeiro de 2019


 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. 

Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.