Sobre o Instituto

 
Ao serviço das pessoas com doenças neurológicas, o Instituto Luso-Cubano de Neurologia - ILCN - iniciou as suas actividades em Portugal em Setembro de 2013 através da instalação de uma Clínica de Reabilitação Neurológica situada no Hospital da Ordem do Carmo, no Porto. Actualmente, para além da clínica do Porto, que entretanto mudou de instalações, o ILCN opera também uma clínica em Lisboa desde 2015.
 
O ILCN desenvolve a sua actividade com base numa equipa mista de médicos, terapeutas e outros profissionais de saúde, com vasta experiência pluridisciplinar no tratamento de crianças e adultos com várias patologias do foro neurológico. A equipa mista de clínicos portugueses e cubanos é assessorada por uma equipa internacional consultora de elevada competência e experiência clínica e de investigação.
 
O ILCN oferece aos doentes carentes de reabilitação neurológica:
  • Programas de Reabilitação Neurológica - programas de reabilitação multidisciplinar, incluíndo com metodologias de terapia intensiva;
  • Tecnologias de Estimulação Cerebral não Invasiva (Transcraniana);
  • Dietas que privilegiam a nutrição cerebral.
O Instituto Luso-Cubano de Neurologia está dedicado à reabilitação neurológica de pacientes de qualquer idade, e tem por objectivo aplicar e desenvolver um sistema eficaz de tratamento multidisciplinar baseado no princípio da neuro-plasticidade. As principais patologias tratadas são, em crianças, a paralisia cerebral, os distúrbios de desenvolvimento e o autismo e, nos adultos, AVC, Parkinson, ataxia e traumas.
 
Contamos com uma equipa de profissionais de saúde altamente especializados na aplicação de tratamentos de reabilitação para estes tipos de patologias. A abordagem centra-se no paciente e no seu núcleo familiar, na aplicação de programas intensivos e tecnologicamente avançados, tendo por objectivo melhorar a sua independência e qualidade de vida.
 
 

A nossa Mensagem

A aplicação equilibrada da reabilitação, da estimulação cerebral não invasiva e das dietas concebidas para promover a plasticidade sináptica e recuperar a massa muscular é a novidade que distingue, em particular, os Programas do ILCN. O ILCN assume como seu objectivo desenvolver um sistema integrado eficaz para o tratamento de pacientes com doenças neurológicas; entende ser sua missão atingir tal objectivo assegurando a máxima segurança e respeito pela integridade humana do paciente; partilha a visão de garantir o seu aperfeiçoamento contínuo com respeito dos seguintes valores: disciplina, competência, ética, profissionalismo e rigor científico dos seus profissionais de saúde e dirigentes.