Dr. Hasse Ferreira
Neurocirurgião, com competência em MEDICINA da DOR, Licenciado em Medicina (Universidade de Lisboa), inscrição na O. M. n.º 11 341, especialidade de Neurocirurgia no Centro de Neurocirurgia de Lisboa (“Muito Bom”, 1983) e treino de NeuroTraumatologia no H.S.M. e nos H.C.L., aprovação como especialista pela O.M., obtenção do grau de Chefe de Serviço Hospitalar, integrou os serviços de Neurocirurgia e Neurotraumatologia de 1988 a 2006 no H. Egas Moniz (Lisboa) participando em cirurgia da epilepsia, auto-enxertos da mucosa olfactiva nos traumatizados vertebromedulares e iniciou a consulta da Dor Crónica (obtenção em 2008 da competência em Medicina da Dor pela O.M.), introduzindo a colocação de Estimuladores Medulares Epidurais. Nos Hospitais e em Clínicas tem usado correntes de radiofrequência e o ozono (cirurgicamente administrado). Frequentou ainda o Ciclo de Cursos da European Association of Neurosurgical Societies. Membro da Sociedade Portuguesa de NC e da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, foi Assistente de Neurologia do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil (Centro de Lisboa) e de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (seis anos), e organizou um curso de pós-graduação sobre ''Ciências do Sistema Nervoso'' (2 anos), entre outras acções de formação.
Drª. Patrícia Lopes
Médica pediatra, na Unidade de Desenvolvimento do Hospital da Estefânia, em Lisboa. Licenciada pela Faculdade de Ciências Médicas e com pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, dispondo ainda de formações complementares. Monitora de várias acções de formação e autora de várias comunicações e publicações, de que se destaca o livro: "Missão - Diário de uma médica em Moçambique", com Prefácios de Monsenhor Vítor Feitor Pinto e da Professora Helena Marujo; Editor: Verso de Kapa (2012). Ver excertos do livro. Responsável pela adaptação da edição portuguesa do livro O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé.
Dr. Osvaldo Calzada
Graduado em Medicina Geral em 1985 e em Medicina Geral Integral, em 1989, pela Universidade de Pinar del Rio, Cuba. Graduado em Medicina Física e de Reabilitação em 1994, pelo Centro Nacional de Reabilitação Julio Diaz de Havana. Director do Departamento de Medicina Física e de Reabilitação, 1997, no Hospital Abel Santamaría, em Cuba. Trabalhou em Medicina Geral na Nicarágua e entre 2000 e 2003 foi Médico Principal no Hospital Central de Maputo, em Moçambique. Formador dos primeiros médicos moçambicanos na especialização de Medicina Física e de Reabilitação.
Prof. Doutor Jesus Llabrés
Neurologia e Neurofisiologia
Dra. Catarina Cordeiro
Psiquiatra
Prof. Doutor José Góis Horácio
Doutorado em Neuropsicologia Pediátrica pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Coordenador da unidade de Neuropsicologia do Hospital Egas Moniz (CHLO). Professor Universitário em várias universidades no campo da neurofisiologia, neuropsicologia e processos de tomada de decisão. Autor de vários livros e artigos científicos em revistas internacionais.
Prof. Doutor Enrique Vázquez-Justo
Doutor em Psicologia, área de Neuropsicologia, pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e especialista em Psicologia Clínica e Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Desenvolve a sua atividade clínica como neuropsicólogo na avaliação e reabilitação de patologias neurológicas cerebrais. Docente universitário e investigador na área das neurociências em Universidades nacionais e internacionais, desenvolvendo funções de coordenação de cursos e disciplinas, assim como na direção de equipas de investigação para o estudo das patologias neurológicas cerebrais. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos em revistas de impacto internacional. Experiência em equipas multidisciplinares (Pediatras, Neurologistas, Psiquiatras, Psicólogos e Neuropsicólogos, e técnicos de várias especialidades) donde resultam propostas concertadas entre todas as especialidades, que assentam numa visão holística e tem em conta as varias especificidades de cada caso.
André Batista
Licenciatura em Psicologia Criminal (Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz), Mestrado em Neuropsicologia (Universidade Católica de Lisboa). Estágio curricular na Unidade de Neuropsicologia do Hospital Egas Moniz, com participação em Avaliação Neuropsicológica de pacientes com diversos quadros clínicos e Reabilitação Cognitiva. Tem-se dedicado à avaliação e reabilitação de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de pacientes com traumatismo crânio-encefálico. É co-autor de capítulos de livros na área da neuropsicologia e exerce a docência em pós-graduações na área da neuropsicologia.
Dra. Mónica Dias
Nutricionista
Rita Fernandes
Cédula Profissional N.º C-034957073 Licenciada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Exerceu funções na Clínica Costa Verde em Espinho, na Santa Casa da Misericórdia de Espinho e no Serviço de Intervenção Precoce da Cercigaia, através do protocolo existente com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Tem experiência no tratamento pediátrico em condições neurológicas, ortopédicas, síndromes genéticas, atrasos de desenvolvimento, paralisia cerebral, entre outras. Tem experiência no tratamento de pacientes adultos em condições neurológicas e músculo-esqueléticas. Aprofundou os seus conhecimentos através da participação no IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende, subordinado ao tema “Nós, fazemos parte”; no 6º Congresso Português do AVC; no 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012; no 8º Congresso Português do AVC; no 1º Congresso do Conceito Bobath em Pediatria – da Evidência à Prática Clínica e no 2º Congresso do Conceito Bobath em Portugal: Construindo Consensos. Foi co-autora do poster: “A Year In The Early Intervention ELI Espinho/ Gaia”, exposto e apresentado no 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Realizou o workshop de Formação Profissional “Preparação para a Marcha: Pré-requesitos”. Realizou o workshop: “Recuperação Funcional do Controlo Postural e Marcha em Indivíduos com Lesão Medular Incompleta – Aplicação Clínica do Conceito de Bobath”. Realizou a formação RMTI One – Focus, Organisation and Comprehension. Realizou a formação RMTI Two – Emotions, Memory and Behaviour.
Sara Marinho
Cédula Profissional N.º C034802070 Licenciada em Fisioterapia pelo Instituto Jean Piaget de Vila Nova de Gaia em 2009. Aprofundou os seus conhecimentos nas seguintes formações: “Terapia Manual segundo conceito de Mulligan”, “A intervenção no doente Neurológico-Integração do controle postural para o movimento”, “Introdução ao conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano”, "Curso Básico de Bobath - Avaliação e Tratamento do Adulto com Condições Neurológicas", “Curso introdutório de Bobath em Pediatria”, “Curso Básico de Cuidados Continuados Integrados”, “Fisioterapia respiratória e reabilitação pulmonar”, “Reabilitação Cardíaca- Prescrição e monitorização do exercício”, a frequentar 2º ano Mestrado em Fisioterapia - Opção Neurologia na Escola Superior de Saúde do Porto. Exerceu funções na Clínica de Recuperação Orto-Traumatológica da Póvoa de Varzim e na Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, onde adquiriu experiência no tratamento pediátrico em condições neurológicas, ortopédicas, síndromes genéticos, atrasos de desenvolvimento sensório - motor e paralisia cerebral. Seguiram-se funções em unidades de Cuidados Continuados Integrados nas tipologias de Convalescença, Média e Longa Duração, onde desenvolveu competências nas áreas de fisioterapia neurológica, fisioterapia respiratória e também em condições músculo-esqueléticas. Exerceu funções em contexto de apoio domiciliário com intervenções em condições de fisioterapia pediátrica respiratória.
Luísa Lemos
Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre em 2015, atualmente em fase de conclusão do mestrado em Fisioterapia em Neurologia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Na sua formação acadêmica destacam-se estágios extracurriculares na área da neurologia e um curso de "Reabilitação Neurofuncional na Lesão Medular". Exerceu cargo de fisioterapeuta responsável pela Unidade de Pós Operatório no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. Possui experiência em ambiente clínico e hospitalar nas condições músculo-esqueléticas, cardiorrespiratórias e neurológicas no adulto.
Cassiano Suella
Cédula profissional Nº C-065801075, Licenciado em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho em 2006, Rio de Janeiro - Brasil. Pós graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em terapia manual pela Universidade Gama Filho (2010- 2011). Especialista em fisioterapia Neurofuncional Pediátrico e Adulto, com as seguintes formações: Método KABAT= Associação Internacional de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva , PNF( 2007). Formação em Integração Sensorial (2008), Realizou formação Marcha patológica e normal com análise biomecânica (2009), Formação em fisioterapia intensiva neuro-motora Protocolo THERA SUÍT= básico e avançado (2013), Protocolo PEDIA SUÍT= básico e avançado (2015). Associação da estimulação cognitiva ao treino motor em pacientes Neurológicos (2017). Curso do Método Halliwick Básico+Avançado+Pediátrico =INTERNACIONAL HALLIWICK ASSOCIATION, IHA (2018). Curso compreendendo o paciente neurológico com dor crônica músculo-esquelética; avaliação e raciocínio clínico(2019).
Sónia Silva
Cédula Profissional Nº 21514 Licenciada em Psicologia pelo Instituto Universitário da Maia; Mestre em Avaliação e Intervenção Neuropsicológicas pela mesma Universidade (2012). Realizou estágio no Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António, no Laboratório de Neurobiologia do Comportamento Humano, tendo exercido funções como neuropsicóloga estagiária, colaborando na avaliação neuropsicológica de doentes com diversas patologias do sistema nervoso central (doenças neurodegenerativas) e cooperando em Projetos de Investigação diretamente relacionados com a área. Desempenhou funções de Psicóloga no Município de Castelo de Paiva, realizando avaliação e acompanhamento psicológico de crianças e jovens dos agrupamentos de escolas do concelho. Colaborou na implementação e arranque do projeto CRESC(L)ER – Programa de Intervenção Precoce na Aprendizagem da Leitura e Escrita. Integrou na equipa do projeto de proximidade a idosos em risco de exclusão social e no âmbito da formação interna institucionalizada participou em diversas ações de formação relacionadas com a área. Cooperou com a equipa da Comissão e Proteção de Crianças e Jovens em Risco – CPCJ, intervindo junto de famílias e crianças com problemáticas emocionais, vítimas de maus tratos ou trauma. Exerceu funções como Psicóloga/Neuropsicóloga em contexto de clinica privada realizando avaliação e intervenção psicológica junto de crianças com perturbações de aprendizagem. A título de docente convidada, orientou aulas abertas sobre “Perturbações de Aprendizagem” a alunos do mestrado do 1º e 2º CEB na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Membro fundador e Presidente da Direção da Associação Nacional de Neuropsicologia – ANN.
Ana Lúcia Trindade
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2017. Desde que iniciou a prática clínica, a área da Neurologia, em adultos e crianças, sempre foi uma área de grande interesse, procurando sempre realizar uma intervenção de acordo com as dificuldades de cada indivíduo.
Carlos Saraiva
Cédula profissional Nº C-068821186. Licenciado em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em 2020. Formação em Estudo do Movimento Humano. Estágios curriculares em contexto hospitalar, nas áreas de pediatria, medicina física e reabilitação e saúde mental.
Miguel Pérez
Enfermeiro
Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar.
Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.