Equipa Clínica

 

Quadro Médico e de Neuropsicologia Quadro Técnico
 
Enfermeiras Técnicos

 

 

Clínica Norte:

Dr. Hasse Ferreira (Neurocirurgia,Direcção Clínica)

Prof. Doutor Jesus Llabrés (Neurologia e Neurofisiologia)

Prof. Dr. Orestes Herrera (Neurologia e Neurofisiologia)

Dr. Osvaldo Calzada (Reabilitação Neurológica e Medicina Geral)

Dr. Pedro Carvalho (Psiquiatra)

Drª. Sandra Moreira (Neurologia)

 

 

 

 

 

Clínica Tejo:

Drª. Patrícia Lopes (Pediatria, Direcção Clínica)

Dr. Bruno Silva (Psiquiatria)

Prof. Doutor José Góis Horácio (Neuropsicologia)

Prof. Doutor Jesus Llabrés (Neurologia e Neurofisiologia)

Dr. Osvaldo Calzada (Reabilitação Neurológica e Medicina Geral)

Dr. Luís Guerra (Neurologia)

Dr. Hasse Ferreira (Neurocirurgia)

 

 

 

 

 

Bárbara Oliveira

Catarina Santos

Cláudia Viana

Maria João Silva

Joana Silva

 

Dietética

Ana Barroso

Mónica Dias

 

Fisioterapia

Cristiana Martins

Inês Guerra

Sandro Casanova

Rita Fernandes

Sara Marinho

 

Musicoterapia

Rita Ponces

 

Psicologia

André Baptista

Daniela Nunes

Ana Catarina Ribeiro

Sónia Silva

Marta Almeida

 

Psicomotricidade

Ana Rita Cunha

João Bica

 

Terapia da Fala

Elisa Barbosa

Diana Neiva

Liliana Ferreira

 

Terapia Ocupacional

Ana Assis

Iara Paula

Nídia Reis

Solange Couto

 

 

Quadro Médico e de Neuropsicologia

 

 

 
Doutorado em Neuropsicologia Pediátrica pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Coordenador da unidade de Neuropsicologia do Hospital Egas Moniz (CHLO). Professor Universitário em várias universidades no campo da neurofisiologia, neuropsicologia e processos de tomada de decisão. Autor de vários livros e artigos científicos em revistas internacionais.
 
 
 
Graduação em Medicina, em 1982 (Universidade de Camaguey), e em Neurologia, em 1990 (Universidade de Havana). Professor Auxiliar na Universidade de Camaguey e na Universidade Lúrio, em Nampula, Moçambique. Neurologista, neurofisiologista e neuroimagiologista no Hospital Central de Nampula. Director do Hospital Rural do Haiti, em Camaguey, e no Port Mourant Hospital Regional, Berbice, Guiana. Dirigiu o serviço e Grupo Provincial de Neurologia por mais de 20 anos, em Camaguey. Autor de mais de 30 artigos científicos e vários capítulos de livros. Fundador do serviço de Neurologia no Royal Victoria Teaching Hospital, Banjul, Gâmbia, onde também exerceu funções de neuro-radiologista, Chefe de Unidade de Terapia Intensiva e professor de Medicina Interna.
 
 
 
Médica pediatra, na Unidade de Desenvolvimento do Hospital da Estefânia, em Lisboa. Licenciada pela Faculdade de Ciências Médicas e com pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, dispondo ainda de formações complementares. Monitora de várias acções de formação e autora de várias comunicações e publicações, de que se destaca o livro: "Missão - Diário de uma médica em Moçambique", com Prefácios de Monsenhor Vítor Feitor Pinto e da Professora Helena Marujo; Editor: Verso de Kapa (2012). Ver excertos do livro. Responsável pela adaptação da edição portuguesa do livro O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé.
 
 

Médico Neurologista – Dr. Luís Manuel de Sousa Almeida Guerra

Licenciado em Medicina (Universidade de Lisboa, 1975), Neurologista pela Ordem dos Médicos (inscrição n.º 15132) e com Grau de Assistente Hospitalar de Neurologia (1985) e de Consultor de Neurologia (1996) da Carreira Médica Hospitalar, Electroencefalografista pela Ordem dos Médicos (1985), com Equiparação ao Ciclo de Estudos Especiais de Neurofisiologia (1995). Longo desempenho como Neurologista e como Electroencefalografista em hospitais públicos (HSM e outros) e privados (CUF Alvalade e outros). Membro da Sociedade Portuguesa de Neurologia, da Sociedade Portuguesa de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia.

 

Médico Neurocirurgião – Dr. A. D. Hasse Ferreira - Director Clínico da Clínica Norte

Neurocirurgião, com competência em MEDICINA da DOR, Licenciado em Medicina (Universidade de Lisboa), inscrição na O. M. n.º 11 341, especialidade de Neurocirurgia no Centro de Neurocirurgia de Lisboa (“Muito Bom”, 1983) e treino de NeuroTraumatologia no H.S.M. e nos H.C.L., aprovação como especialista pela O.M., obtenção do grau de Chefe de Serviço Hospitalar, integrou os serviços de Neurocirurgia e Neurotraumatologia de 1988 a 2006 no H. Egas Moniz (Lisboa) participando em cirurgia da epilepsia, auto-enxertos da mucosa olfactiva nos traumatizados vertebromedulares e iniciou a consulta da Dor Crónica (obtenção em 2008 da competência em Medicina da Dor pela O.M.), introduzindo a colocação de Estimuladores Medulares Epidurais. Nos Hospitais e em Clínicas tem usado correntes de radiofrequência e o ozono (cirurgicamente administrado). Frequentou ainda o Ciclo de Cursos da European Association of Neurosurgical Societies. Membro da Sociedade Portuguesa de NC e da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, foi Assistente de Neurologia do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil (Centro de Lisboa) e de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (seis anos), e organizou um curso de pós-graduação sobre ''Ciências do Sistema Nervoso'' (2 anos), entre outras acções de formação.

 

Consultor de Reabilitação - Dr. Osvaldo Calzada

Graduado em Medicina Geral em 1985 e em Medicina Geral Integral, em 1989, pela Universidade de Pinar del Rio, Cuba. Graduado em Medicina Física e de Reabilitação em 1994, pelo Centro Nacional de Reabilitação Julio Diaz de Havana. Director do Departamento de Medicina Física e de Reabilitação, 1997, no Hospital Abel Santamaría, em Cuba. Trabalhou em Medicina Geral na Nicarágua e entre 2000 e 2003 foi Médico Principal no Hospital Central de Maputo, em Moçambique. Formador dos primeiros médicos moçambicanos na especialização de Medicina Física e de Reabilitação.

 

Neurologia - Drª. Sandra Moreira

Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2010. Realizou o Internato de Formação Específica em Neurologia no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, entre 2012 e 2016. Desde Janeiro de 2018, trabalha como Assistente Hospitalar de Neurologia no Hospital Pedro Hispano, interessando-se particularmente pela doença vascular cerebral, doenças do movimento e doenças neuromusculares (tendo integrado durante 3 meses a muscle team do John Walton Muscular Dystrophy Research Center, em Newcastle, UK).

 

Quadro Técnico

 

 
 

Técnicos

 

Cédula Profissional N.º: 2193N
Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, com várias formações complementares. Nutricionista na Santa Casa da Misericórdia de Cabeceiras de Basto, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados com prescrição nutricional individual no tratamento de várias patologias (Parkinson, Alzheimer, AVC, entre outros) e no Lar, através da conceção e validação de planos de ementas. Nutricionista em clínicas médicas privadas e centros desportivos.Estagiou no Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar, onde adquiriu experiência em nutrição clínica nas consultas externas e no domicílio e nutrição comunitária ao nível da saúde do adulto, materno-infantil e saúde escolar. Investigadora no âmbito do projeto: “Modelação Parental dos Hábitos Alimentares e o Estado Ponderal das Crianças com Excesso de Peso/Obesidade”.

Terapeuta Ocupacional - Ana Assis
Cédula Profissional N.º: C-029980160
Licenciada em Terapêutica Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto com Especialização em Terapia Ocupacional na área de Reabilitação Física. Frequenta uma Pós-Graduação em Integração Sensorial. Exerceu funções no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, procurando o máximo nível de autonomia e funcionalidade em indivíduos (adultos e crianças) com condições neurológicas, doenças degenerativas, síndromes genéticas, atrasos de desenvolvimento, paralisia cerebral, entre outras. Seguiram-se funções inicialmente em Unidades de Multideficiência e, posteriormente, em Unidade de Ensino Estruturado/Autismo, tendo como principais actividades a elaboração e implementação de programas para o desenvolvimento de competências sensório-percetivo-motoras, de programas da vida diária e instrumentais e para o desenvolvimento de competências funcionais em contextos protegidos e naturais. Exerceu ainda, em diferentes clínicas de apoio pediátrico, funções de apoio e intervenção terapêutica adequados às necessidades idiossincráticas da criança, designadamente com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e outras perturbações do desenvolvimento.

 

Associação Portuguesa de Psicomotricidade Nº: 508
Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás – os – Montes e Alto Douro, em Vila Real, com Pós – graduação em Psicomotricidade, pelo Instituto Português de Psicologia, no Porto; Técnica auxiliar de fisioterapia pela Empresa Formed, no Porto.
Aprofundou os seus estudos em diversas formações como "Psicomotricidade em meio aquático", "Terapia de Snozelen", "Grafomotricidade e disgafria", "Anatomia palpatória e testes ortopédicos", "Técnicas de massagem em geriatria", "Tapingneuro muscular – nível 1", entre outras.
Exerceu funções como Psicomotricista em diversas clínicas e centros médico – terapêuticos, trabalhando maioritariamente com crianças com as mais diversas problemáticas.
 

Licenciado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Como complemento à sua formação, frequentou ações de formação em Itália e na Suíça que tinham como objetivo perceber como a Psicomotricidade é aplicada no contexto europeu e onde se desenvolveram workshops práticos e teóricos sobre a temática.

Quanto à formação prática, foi monitor em colónias de férias para crianças e adultos com Necessidades Educativas Especiais e desenvolveu o seu estágio curricular numa escola onde teve a oportunidade de dinamizar sessões de Psicomotricidade em Meio Aquático e em Ginásio para crianças com Perturbação do Espetro do Autismo.

Trabalhou ainda com crianças e adultos no âmbito da Terapia ABA.

Cédula Profissional N.º: 11018
Licenciado em Desporto e Lazer pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Desempenhando funções de professor de natação e preparador físico em várias instituições.
 
Cédula profissional n.º C-045883076
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Realizou formação profissional complementar em Tratamento de Síndrome Miofascial, Anatomia Palpatória (nível I) e Ligaduras Funcionais. Participou no 2º Congresso Internacional de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, com o trabalho de investigação "Associação da estimulação cognitiva ao treino motor em idosos com demência", publicado na Revista de Saúde Pública 2014; 48; nº especial. Possui experiência em contexto de estágio académico nas áreas de neurologia, cuidados continuados, deficiência mental, cuidados intensivos, cardiorrespiratória, ortopedia/musculo-esquelética e desporto. Possui experiência profissional nas áreas de neurologia, ortopedia/musculo-esquelética e desporto.
 

Licenciatura em Psicologia Criminal (Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz), Mestrado em Neuropsicologia (Universidade Católica de Lisboa). Estágio curricular na Unidade de Neuropsicologia do Hospital Egas Moniz, com participação em Avaliação Neuropsicológica de pacientes com diversos quadros clínicos e Reabilitação Cognitiva. Tem-se dedicado à avaliação e reabilitação de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de pacientes com traumatismo crânio-encefálico. É co-autor de capítulos de livros na área da neuropsicologia e exerce a docência em pós-graduações na área da neuropsicologia.

 

Neuropsicóloga - Daniela Nunes

Cédula Profissional Nº 15702
Licenciada em Psicologia e Saúde pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte; Mestre em Neuropsicologia Clínica pela mesma Universidade (2012). Realizou estágio no Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães) tendo exercido funções de psicóloga e neuropsicóloga clínica estagiária, intervindo junto de pacientes com diversas condições neurológicas, neurodesenvolvimentais e psiquiátricas (atrasos do desenvolvimento, autismo, PHDA, doenças neurodegenerativas, síndromes genéticas, perturbações do humor e de personalidade, perturbações psicóticas, entre outras). Exerceu ainda funções de neuropsicóloga clínica no âmbito da Clínica da Memória deste Centro Hospitalar com a realização de avaliação e reabilitação neuropsicológica/estimulação cognitiva em pacientes com défice de memória de etiologia diversa e com progressão para um quadro neurodegenerativo ou já na presença deste (Défice Cognitivo Ligeiro, Demência de Alzheimer, entre outras). Neste hospital realizou ainda várias formações inseridas no âmbito da formação interna institucionalizada. Exerceu também funções em clínicas com atendimento terapêutico em crianças (atrasos do desenvolvimento, autismo, PHDA e outras perturbações do desenvolvimento) e adultos (doença de Parkinson e Alzheimer). Desempenhou funções de psicóloga no Município de Lousada com realização de avaliação e intervenção junto de crianças e adolescentes em agrupamentos escolares, do ensino pré-escolar ao secundário, e realizou acompanhamento psicológico de crianças e jovens com processo de promoção e proteção na CPCJ. Autora de dois artigos publicados em revistas científicas internacionais.

 

Cédula Profissional N.º C-034957073
Licenciada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.
Exerceu funções na Clínica Costa Verde em Espinho, na Santa Casa da Misericórdia de Espinho e no Serviço de Intervenção Precoce da Cercigaia, através do protocolo existente com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Tem experiência no tratamento pediátrico em condições neurológicas, ortopédicas, síndromes genéticas, atrasos de desenvolvimento, paralisia cerebral, entre outras.

 

Cédula Profissional N.º C034802070
Licenciada em Fisioterapia pelo Instituto Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Aprofundou os seus conhecimentos nas seguintes formações: “Terapia Manual segundo conceito de Mulligan”, “A intervenção no doente Neurológico -Integração do controle postural para o movimento”, “Curso introdutório de Bobath em Pediatria”, “Introdução ao conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano”, “Curso Básico de Cuidados Continuados Integrados”, “Fisioterapia respiratória e reabilitação pulmonar”, “Reabilitação Cardíaca- Prescrição e monitorização do exercício”. Exerceu funções na Clínica de Recuperação Orto-Traumatológica da Póvoa de Varzim e na Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, onde adquiriu experiência no tratamento pediátrico em condições neurológicas, ortopédicas, síndromes genéticas, atrasos de desenvolvimento e paralisia cerebral. Seguiram-se funções em unidades de Cuidados Continuados Integrados nas tipologias de Convalescença, Média e Longa Duração, onde desenvolveu competências nas áreas de fisioterapia neurológica, fisioterapia respiratória e também em condições músculo-esqueléticas. Exerceu funções em contexto de apoio domiciliário com intervenções em condições de fisioterapia pediátrica respiratória.

 

Enfermeiras

 

Enfermeira - Bárbara Oliveira
Membro da Ordem dos Enfermeiros nº 80050
Licenciada em Enfermagem na Escola Superior de Saúde Vale do Ave. Possui experiência nas áreas de Cuidados de Saúde Primários (Saúde Familiar), Medicina Interna, Cirurgia e Saúde Mental e Psiquiátrica. Possiu Certificado de Competências Pedagógicas, com experiência em formações de primeiros socorros e Suporte Básico de Vida.

Enfermeira - Catarina Santos

Membro da Ordem dos Enfermeiros nº 84851
Licenciada na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Experiência profissional através de estágios académicos em: enfermagem comunitária, parentalidade e gravidez, saúde familiar, medicina, saúde mental e psiquiatria, internamento em cuidados continuados, cuidados continuados na comunidade, pediatria, obstetrícia e cirurgia.

Enfermeira - Cláudia Viana

Cédula Profissional: 79821
Licenciada em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo.
Possui experiência na área da saúde, nomeadamente em Saúde Comunitária, Cuidados de Saúde Primários, Unidade de Saúde Familiar, Serviço de Medicina Geral, Serviço de Cirurgia Geral, Serviço de Ortopedia, Serviço de Saúde Mental e Psiquiatria, Serviço de Pediatria e Serviço de Urgência Intra-Hospitalar. Fez formação profissional em "Suporte Básico de Vida e Desfibrilhador Automático Externo para Profissionais de Saúde" e “Suporte Avançado de Vida”.

Enfermeira - Maria João Silva

Membro da Ordem dos Enfermeiros no 81861

Licenciada na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Possui experiência profissional em saúde nas áreas de Cirurgia, Medicina, Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade, Medicina do trabalho, Enfermagem Comunitária, Internamento em Cuidados Continuados, Obstetrícia, Parentalidade e Gravidez, Pediatria, Saúde Familiar, Saúde Mental e Psiquiatria.

Enfermeira - Joana Silva

Membro da Ordem dos Enfermeiros nº 85706

Licenciada na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Possui experiência na área de saúde em contexto de estágios em Saúde Familiar, Enfermagem Comunitária, Cirurgia, Medicina, Parentalidade e Gravidez, Cuidados Continuados na Comunidade, Internamento em Cuidados Continuados, Saúde Mental e Psiquiatria, Pediatria e Obstetrícia.

 

 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.