Testemunhos de Cuidadores e Utentes do ILCN

Testemunho Sr. Armindo


Excelente porque entrei numa cadeira de rodas e sai a andar. Maior facilidade em falar, pensar, escrever e fazer a minha assinatura.

Armindo - Porto,7 de Agosto de 2014


Testemunho Mãe do Rafael


No Rafael as melhorias podem não ser muito visíveis inicialmente, mas a verdade é que descobri imensas coisas que ele não fazia e que eu nem pensava nelas. Muitas vezes focamo-nos em objectivos "maiores" e esquecemo-nos ou não sabemos de todo, o longo caminho que há a percorrer até lá. Pois bem, aqui deram-nos a mão, e o caminho tornou-se mais visível e por isso mais rápido.

O Rafael agarra melhor as coisas, transfere-as de mão para mão, pede para continuar uma brincadeira, olha para nós quando falamos com ele, mexe os braços e as pernas ao mesmo tempo, rebola e controla muito melhor o tronco e a cabeça. Estas foram apenas algumas coisas em que notei evolução do Rafael. Fora todas as coisas que nós aprendemos e que são igualmente importantes para a evolução do Rafael.

Obrigada a todos.

Catarina Mesquita - Porto, 05 de Agosto de 2014


Testemunho Mãe da Mariana


Como sempre achei que devemos estar aqui uns para os outros e por achar que a esperança é realmente a última coisa a morrer, venho assim deixar o nosso testemunho para, esperamos nós, dar a conhecer este instituto por muitos ainda desconhecido.

Voltando um pouco atrás, ao final do ano 2012 e após um diagnóstico que iria alterar para sempre a nossa vida, encontramo-nos numa situação desconhecida e a lidar com uma nova realidade na saúde da nossa filha de 13 anos (na altura). Depois de uma intervenção com radiações ao cérebro com o objectivo de fazer regredir a má formação venosa que tinha sido diagnosticada, a Mariana começou a perder mobilidade do lado esquerdo e, aos poucos, foi deixando de realizar pequenas tarefas diárias como prender o cabelo, comer, entre outras.

Começamos a procurar todo o apoio possível, mas depressa compreendemos que não era fácil encontrar locais que nos ajudassem na reabilitação da Mariana. Infelizmente, nem sempre é fácil obter esse apoio. A Mariana fez vários tratamentos, mas sem resultados, por um lado o tempo dos tratamentos era muito reduzido e para estas situações é necessário muito trabalho e persistência.

A possibilidade de levar a Mariana a Cuba começou a surgir, mas entretanto, graças a uma pessoa amiga, descobrimos a existência do ILCN e os testemunhos positivos começaram a chegar. Depois de uma primeira consulta com o Doutor Lázaro, a esperança voltou a surgir. Foi feita uma avaliação e a Mariana iniciou o primeiro ciclo de tratamento. A equipa é fantástica e o profissionalismo esteve presente desde os primeiros momentos.

No fim da primeira semana, e por incrível que pareça, as melhoras foram visíveis. Terminou ontem o primeiro ciclo de tratamentos e os resultados são enormes. Nestes casos, qualquer progresso é uma vitória e basta olhar para a Mariana para compreender a importância desta evolução.

Obrigada a toda a equipa!

Esperamos voltar e esperamos que mais casos como o nosso passem pelas vossas instalações.

Mãe da Mariana Miranda - Porto, 23 de Julho de 2014


Testemunho família da Sara


Hoje termina o ciclo da Sara aqui no ILCN. Estamos por isso de regresso a casa, convictos de que a decisão de trazermos a nossa filha para o instituto não podia ter sido mais acertada.

Durante todo este tempo, a evolução da Sara foi notória (e isso é um facto), tanto para mim, que estive com ela diariamente e presenciei todas as conquistas (resultado de muito trabalho), como para o pai e avós, que só estavam com ela uma vez por semana.

E como contra factos não há argumentos, queremos agradecer a todos pelo trabalho fantástico que fizeram com a Sara e toda a atenção e informação que me deram para eu poder continuar a ajudar a minha filha na sua recuperação. Às enfermeiras um muito obrigado por todo o carinho e atenção que tiveram com a Sara.

E como os últimos são sempre os primeiros, à D. Fátima deixamos um enorme beijo e obrigado por tudo.

Todos juntos formam uma equipa "fabulástica". Muito, muito obrigado.

Sara, Susana e Sérgio Inácio - Porto, 19 de Julho de 2014


Testemunho Mãe da Dana


Quero agradecer ao Dr. Lázaro pela ajuda prestada, e por nos dar esperança de melhorias para a Dana.

Obrigada.

D. Otília, mãe da Dana


Testemunho Mãe da D. Leonor Lázaro


Em boa hora Deus me trouxe ao vosso encontrar. Grata pelo excelente serviço que destes à Sra. Leonor Lázaro, com todos os horários, foram excelentes. Muito obrigada.

P.S.: Espero continuar convosco sempre que possível. À vossa disponibilidade.

Mais uma vez, muitíssimo obrigada.

Até breve.

Mãe da Leonor


Testemunho Filha Sr. João


O meu pai devido ao seu estado demencial tem afasia e períodos de agressividade. Com a mudança da medicação e com as terapias vimos algumas alterações no seu comportamento nomeadamente, os períodos de agressividade são mais curtos.

Infelizmente devido à sua patologia não conseguiu participar mais activamente nas terapias o que condicionou os resultados em termos de evoluções cognitivas.

Relativamente à mobilidade e postura corporal verificamos alterações muito positivas e significativas.

Resta-nos agradecer a toda a equipa do ILCN o seu trabalho e dedicação.

Ana Maria, filha do utente João Gomes


 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. 

Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.