Testemunhos de Cuidadores e Utentes do ILCN

Testemunho dado pelo Pai do Alex


Vejo melhorias a nível da mão esquerda a fazer movimento de rotação. Melhorou a nível de atenção. Melhorou ao nível da fala e também o seu pé esquerdo a pousar no chão.

Rui Manuel Pontes - Agosto de 2018


Testemunho do pai da Taíssa


Os ganhos no controlo motor, equilíbrio e nos sons foram bastantes.

A intensidade horária, nas terapias fizeram toda a diferença.

A equipa técnica é espetacular bem como a equipa da copa, da direção e médicos.

Estamos gratos pelo empenho.

Paulo Nunes - Agosto de 2018


Testemunho da Mãe da Alana


Conhecemos o ILCN em 2015. A minha filha tinha 1 ano de idade e não andava e tinha ainda maiores problemas cognitivos resultado de um AVC intrauterino. Gostamos imenso da avaliação feita pela clínica, desde o atendimento médico, experiência, sensibilidade e simpatia de toda a equipa médica e auxiliares. Em 2016 voltamos para 2 meses de tratamento intensivo e ficamos maravilhados com os resultados, a nossa filha já conseguia pôr-se em pé, e começou a mastigar alimentos mais duros, coisa que ela não fazia. Em 2017 voltamos e ela está há 8 meses em tratamento e começou a andar 3 meses após ter iniciado as terapias, para felicidade da nossa família. A nossa filha ainda tem um longo caminho pela frente, mas sem dúvida que o ILCN nos mostrou que com trabalho, dedicação e amor é possível alcançar objetivos talvez já mais imaginados. É sem dúvida uma equipa muito competente e que faz um trabalho excelente e nós obviamente temos recomendado a todos amigos e familiares que necessitam deste tipo de tratamento. Temos apenas a agradecer a toda a equipa do ILCN pela dedicação e amor com que tratam os nossos pequeninos e pela determinação em atingir os objetivos pretendidos. Deus abençoe a todos vocês.

Mamã da Alana - Junho de 2018


Testemunho da mãe do Hilário


O serviço prestado é bom.

Júlia Silva - Junho de 2018


Testemunho da mãe do Carlos Caculo


Estou muito satisfeita pelo serviço prestado no que se refere à saúde do meu filho ele é um bebé que está com atraso motor, quando chegamos cá ele nem se quer sentava sem apoio não tinha equilíbrio nem controlo do tronco nem organização das brincadeiras na primeira semana correu tudo normal porque ele foi-se adaptando com as coisas já na segunda semana ele começou a sentar sem apoio e a ter melhor coordenação e agora a terminar esse primeiro ciclo estou satisfeita porque a melhoria no meu filho, agradeço pelo trabalho feito. Estão de parabéns.

Adelaide Fonseca - Julho de 2018


Testemunho da mãe da Sofia Gonçalves


Equipa médica e terapêutica muito profissional. Demonstram empenho no tratamento e bem-estar dos pacientes e respetivos acompanhantes, procurando atender às necessidades e preocupações demonstradas por estes e mantendo um diálogo constante ao longo do tratamento.

Lina Gonçalves - Agosto de 2018


Testemunho dado pela mãe da D. Mª Paula


Após de quase um ano de contínuos e quase diárias terapias o balanço é positivo atendendo que tendo em conta a idade e um período de atividade que nos últimos anos enfrentamos. Não havia grandes expectativas de melhoras, mas sim de ajuda e acompanhamento que foi excelente.

Inteira liberdade de tornar conhecida a situação na vossa página da internet.

Maria Alzira Costa - Setembro de 2018


Testemunho dado pela esposa do Sr. Quartau


Começo por dizer que foi mais uma experiencia, talvez as minhas expetativas tivessem um pouco altas, mas a condição do Jorge é muito delicada, por isso para mim foi como um acordar para a realidade e que que com esta intensidade ele mantem este perfil é porque temos que ter tempo e não é só 1/2 meses que se resolve este problema. Mas o Jorge no que diz respeito a estes 2 meses nota-se que houve progressos em várias áreas, na escrita, compreensão, equilíbrio e nomeadamente na vontade que ele ganhou para a vida, penso que esta força de viver que lhe transmitem neste momento é o mais importante, todas os terapeutas são incansáveis nesse aspeto de não deixar que o utente desista alem de fazerem muito bem o seu trabalho, também todos são um pouco psicólogos, isso é de louvar.

Claro que se me permitem virei voltar a fazer mais internamentos, porque este lugar é único e eu desejo o melhor para o meu familiar.

Neste momento, só tenho que agradecer a toda a equipa pelo carinho e atenção que nos transmitem, fazendo com que acreditamos que é possível.

Obrigado a todos e até qualquer dia!

Fernanda Ferreira - Setembro de 2018


Testemunho da esposa do Sr. Manoel


Esse trabalho intensivo e multidisciplinar tem feito toda a diferença na sua recuperação.

Durante esses três meses pude ver uma grande melhora não só na parte motora quanto na cognitiva.

Norma Cunha - Junho de 2018


Testemunho do Marido da D. Emília


Apesar de alguns percalços na fase inicial por contrariedades de saúde e adaptação, foi notório que o seu estado de saúde, muito débil no início, foi evoluindo, lento mas muito favoravelmente com o tempo e as diversas terapias aplicadas.

Fica portanto, aqui registado a minha gratidão a todos quantos intervieram neste processo direta ou indiretamente.

Contudo, longe de estar finalizado, há ainda a realçar o trabalho já feito e que trouxe à D. Emília mais movimento corporal, mais compreensão e mais interação com as pessoas e as coisas que a rodeiam.

José - Setembro de 2017


Testemunho da Mãe do Martim


Encontrámos aqui no ILCN um acolhimento incomparável. Toda a equipa nos fez manter a esperança de uma reabilitação eficaz para o Martim. A dedicação de todas as terapeutas e equipa de enfermagem fez com que este período de grande trabalho e esforço do Martim se transformassem numa brincadeira diária.

A forma com que todos se adaptaram à forma de estar (um pouco difícil) do Martim é exemplar e impressionante.

O Martim recuperou muita massa muscular e iniciou um novo processo de reabilitação muito motivador.

Obrigado a todos pelo carinho, esforço e dedicação. Iremos voltar, pois o Martim vai ficar bom!

Ana Reis - Abril de 2017


Testemunho da Mãe do Lisandro


Após este ciclo de terapias intensivas, embora curto, pude notar uma basta evolução no desenvolvimento do meu filho.

Tanto na concentração como no agir, agora ele fica mais atento às tarefas que ele exerce, já lava os dentinhos sozinho, fora outras atividades que lhe são incumbidas.

Quanto ao desfralde que tivemos que fazer no primeiro ciclo só tenho mesmo é de agradecer.

Outra grande valia foi o aumento de peso enquanto esteve aqui, já a nutricionista fez um grande trabalho.

E não só toda a equipa, os doutores, as terapeutas fizeram um grande trabalho. A paciência que as terapeutas têm é de louvar, porque não é fácil trabalhar com crianças, quanto mais crianças especiais.

Eu só tenho de agradecer a todos pelo excelentíssimo trabalho.

Muito Obrigada.

Hidelberta Almeida - Junho de 2017


Testemunho de Iria Garrido


Quando entrei na clínica estava muito doente da garganta. E com a ajuda das enfermeiras e dos terapeutas ia me sentindo cada vez melhor. No final do ciclo, sinto me muito bem. Se um dia for necessário, voltarei novamente ao ILCN para tratamento, pois somos bem tratados. Muito Obrigada e muito agradecida.

Iria Garrido - Junho de 2017


Testemunho do Esposa do Sr. Basílio Moreira


Quando cheguei a este centro não vim enganada. Os médicos disseram que o caso do meu marido era muito complicado. Normalmente neste género de AVC não há muitos sobreviventes mas quando isso acontece as sequelas são graves. No entanto após 4 meses de intensa terapia notam-se bastantes melhorias. Não se verificou o resultado esperado mas não foi por falta de trabalho intensivo dos terapeutas que se esforçaram ao máximo. Tive a oportunidade de assistir e creio na minha humilde opinião que nada mais poderiam fazer. Quanto ao serviço de enfermagem e auxiliares foram impecáveis. Muito obrigado a todos.

Mª dos Anjos - Julho de 2017


Testemunho da Esposa do Sr. António Almeida


Sempre tive mais resultados que eu estava a espera, já que é pela segunda vez que cá estou espero ficar, porque todas as clínicas que o meu marido esteve, esta é sem dúvida a melhor que eu recomendo a qualquer pessoa que precisa deste tipo de tratamento, para ser perfeito só falta a estimulação cerebral.

Fátima - Setembro de 2017


Testemunho de Patrícia Baba Almeida


Hoje foi nosso último dia no Instituto Luso Cubano de Neurologia ILCN.

Somos muito gratos a Deus por ter nos fortalecido durante esses 7 meses intensos e por ter colocado essas pessoas em nosso caminho.

Mais do que médicos e terapeutas, são amigos, uma família que Deus nos presenteou, que amam nosso filho de uma forma admirável, abraçaram nossa causa com muita dedicação, empenho, determinação e mais do que isso AMOR, que em meio a uma batalha eram capazes de nos confortar, por vezes tivemos vontade de chorar juntos. Nossos encontros eram diários, longos, exaustivos e muito muito produtivos.

Partimos com o coração cheio de gratidão, foram tantas conquistas que seria necessário um ano para descrever tudo que alcançamos.

A esses profissionais um MUUUIIITO OBRIGADO!

Que Deus em sua infinita bondade retribua tudo que fizeram por nós.

Ao nosso filho, falo com muito orgulho que ele foi um guerreiro, em tão pouco tempo de vida enfrentou lutas que muitos não conseguiriam, superou, lutou e vence todos os dias de cabeça erguida e um sorriso valente.

Nossa caminhada é longa ainda, (nossa sim) porque enquanto tivermos forças e vida papai e mamãe lutará junto.

Parabéns filho por tudo que nos ensina todos os dias.

Patrícia Baba Almeida


Testemunho Mãe do Tomás Miranda


Desde o quadro médico ao quadro técnico, não tenho nada a apontar, pelo contrário, foram incansáveis no acolhimento e desenvolvimento do Tomás. (...)

O Tomás consegue ter uma melhor extensão das duas mãos, agarra o objeto tanto com a mão direita, como a mão esquerda. É capaz de passar um objeto pequeno, de uma mão para a outra. Se prendermos uma mão, atravessa a linha média para agarrar o objeto. Consegue agarrar uma bola com as duas mãos. Está muito mais ativo e "explorador". (...)

Está muito mais atento às coisas. Sabe o que é a causa-efeito, através de sons musicais. Identifica alguns animais/frutos através de imagens. Tem muito mais sensibilidade a nível orofacial. Quando quer, faz um bom processo de mastigação e já consegue estar de pé uns segundos apoiado. Já tenta, sentado no chão, fazer o balanço para levantar-se sozinho. Está muito mais comunicativo e dado para com outras pessoas. Tem um ótimo processo de imitação. Todas estas melhorias, não seriam possíveis, se não fosse toda a equipe do ILCN a incentivar o nosso Tomás.

Sílvia Miranda


Testemunho D. Neuza - mãe da Daniela


Até hoje agradeço a Deus todos os minutos por nos ter guiado para a equipa do ILCN Instituto Luso-Cubano de Neurologia do Porto, são uma equipa de trabalho MAIS QUE FANTÁSTICA.

A Daniela, hoje com 4 anos, que sofre de cromossomopatia complexa (Caso único até ao momento) desde que iniciou os tratamentos no ILCN está com um desenvolvimento fenomenal que, tanto profissionais como nós pais, nunca imaginámos que ela conseguisse atingir em toda a sua vida.

No espaço de 3 ciclos de tratamento os avanços a nível motor e cognitivo foram fantásticos,

- Desde começar a levar a comida à boca pela sua mão;

-Começar a mastigar alimentos sólidos e a controlar a ingestão de líquidos;

- Já reconhece a sua imagem no espelho;

- Já reconhece pai e mãe através de fotos e dá-lhe beijinhos…

- Começar a fazer birras p/ mostrar desagrado ou esboçar um sorriso propositadamente;

- Interagir com os outros;

- Ajudar nas tarefas do dia-a-dia como vestir, despir, calçar e descalçar;

- Entender quando lhe pedimos para tirar a meia, ou o sapato, perguntarmos onde é a camisola ou as calças e ela pegar na roupa e direccionar para a cabeça ou pernas;

- Explorar o brinquedo e colocar dentro de uma caixa;

- Fazer o movimento com a mão para pedir um brinquedo ou objecto que lhe desperte a atenção;

- Coordenar o movimento de braços para agarrar a bola quando lhe é atirada para brincar;

- Mantem-se sentada num banco sem qualquer apoio e enquanto brinca nesta posição faz controlo de tronco e pés;

- Manter controlo de cabeça e tronco;

- Estar de pé 16 minutos encostada a uma parede ou só com o apoio no braço e perna;

- Estar na posição de gatas durante 7 minutos sem apoio;

- Fazer agachamentos com apoio para reforço muscular;

- etc…

O ambiente criado em volta dos pacientes e acompanhante [...] é o mais familiar e inclusivo possível.

Esta equipa mudou completamente o nosso presente e o nosso Futuro.

É uma equipa que merece tudo de Bom e o MAIOR sucesso do mundo.

Bem Haja e o nosso sentido OBRIGADO

Neuza, Carlos e Daniela


Testemunho Sr. Alfredo


Se lhe posso chamar de testemunho, então é com a firme intenção de o demonstrar nestas minhas parcas palavras que o faço.

Aos 61 anos de idade, fui "BRINDADO" com uma doença vulgarmente chamada de AVC –Acidente Vascular Cerebral (Isquémico). Apesar de ter "perdido" 4 meses à procura de respostas para um momentâneo desequilíbrio que sentia (período entre Junho e Outubro de 2011), não tive a sorte (embora pagando) de encontrar um médico que me aconselhasse efectuar um exame chamado de Ressonância Magnética e assim poder prevenir o tal "brinde".

Digo médico com letra pequena porque tive o azar de encontrar 4 técnicos de saúde e não Médicos, no verdadeiro significado da palavra ou Profissão.

Posto isto e com as mazelas que este Sr. (AVC) provoca, corri várias entidades na esperança de encontrar respostas para uma possível melhoria na minha qualidade de vida.

E porque a recuperação tardava a manifestar-se, decidi aprofundar um pouco mais de conhecimentos da matéria, "navegando" intensamente pela Internet e analisando tudo que ao AVC dissesse respeito.

Passou-me, com alguma convicção, a ideia de me deslocar a Cuba, pois as informações sobre a Recuperação, naquele País, eram muito elucidativas.

Procurei e encontrei ajuda num Amigo que diversas vezes vai a Cuba. O grande problema que surgiu foi precisamente a distância e o tempo do programa de recuperação.

Esta ideia ficou em Standby, mas sempre "navegando" no Mundo fascinante que é a Internet… até que numa dessas incursões, descubro o ILCN – Instituto Luso Cubano de Neurologia… no Porto. Sem demoras iniciei o contacto e uma primeira consulta foi marcada.

No dia 11 de Novembro às 18 horas, a consulta com o Sr. Dr. Lázaro Alvarez.

Desde logo fiquei motivado com o primeiro programa de recuperação proposto, devido ao completo exame a que fui sujeito, o que em 2 anos, desde a fatídica data, se passaram e nunca nada semelhante tinha sido feito. Iniciado o primeiro ciclo, verifico que em todas as especialidades, as técnicas eram diferentes. Desde a Fisioterapeuta até ao acompanhamento das Enfermeiras, passando naturalmente pela Terapeuta Ocupacional, pela Ozonoterapia e pela Estimulação Eléctrica, tudo se conjugava para se vislumbrar numa melhoria que há muito tempo procurava.

Neste momento estou a iniciar o terceiro ciclo de recuperação com a intenção de conseguir atingir o programa inicialmente previsto para uma melhor autonomia. Não é fácil devido ao facto de ter estado um ano em quase inactividade, mas estou convicto que com a ajuda dos Profissionais envolvidos, os resultados irão aparecer e para além das melhorias já verificadas, aguardo com convicção um gradual reaparecimento da Sensibilidade, que será o ponto crucial nesta minha recuperação, para assim sentir algo realizado na aposta que fiz no ILCN.

Alfredo Leite - Vila Nova de Gaia, 14 de Fevereiro de 2014


Testemunho D. Elena - mãe do Nicolas


Nunca trataron a mi hijo ni a mi con tanta humanidad ni paciencia. Ojala llenen el centro de niños es lo que usted se merece.ya se lo conte a dos mamas que conozco, una tiene un caso muy parecido al mio, el instituto no se conoce aqui en españa, pero con el tiempo lo conseguiran porque aqui no hay nada que nos convenza, estamos hartos de danzar de un lado a otro y con la manera en que ustedes lo manejan se dara a conocer.

D. Elena


 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. 

Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.