Temas ILCN

Nesta secção abordamos alguns assuntos muito variados, mas que lhe poderão interessar.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, ou para sugerir outros temas que gostasse de ver abordados, 
entre em contacto connosco, por favor.

Afasia

A imagem pode conter: 1 pessoa, textoA Afasia é uma perturbação adquirida da linguagem, resultante de uma lesão cerebral que pode comprometer vários aspectos da comunicação. Tem como causa mais comum o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A perturbação linguística na pessoa com Afasia conduz a uma limitação evidente da comunicação do que pensa, necessita, sente, ou seja, do seu próprio eu.
O terapeuta da fala actua no sentido de recuperar o acesso ao discurso linguístico, através da selecção de técnicas e estratégias adequadas para o caso.
• Facilitar o ajuste da pessoa às mudanças nas suas competências comunicativas;
• Investigar os efeitos dos défices da pessoa com afasia em todo o sistema de linguagem;
• Minimizar os défices linguísticos existentes;
• Aumentar o uso de todos os meios potenciais para a comunicação, de forma a apoiar, facilitar e compensar dificuldades linguísticas;
• Promover oportunidades para que a pessoa use as capacidades comunicativas em situações e contextos comunicativos;
• Fornecer estratégias, à pessoa e à sua família, para melhorar o processo comunicativo.

 

 


Autismo e a Passagem de Ano

A imagem pode conter: fogo-de-artifício, noite e texto

Tal como o Natal, as festas de passagem de ano poderão ser um momento de muitos estímulos sensoriais visuais e auditivos que podem perturbar a criança com autismo, quer pelos fogos de artifício, pelas multidões das festas ou pela música. Não é estranho ouvir pais de crianças com autismo dizerem que tiveram de sair à pressa durante a comemoração da passagem de ano devido ao barulho dos fogos de artificio ou por causa do aglomerado de pessoas.
Por esses motivos, deixamos algumas dicas de como tornar a passagem de ano mais agradável para os pais e filhos com autismo.
1) Faça os planos com o seu filho. Se ele tiver boa compreensão, explique o que vai acontecer nessa noite, a que horas vai acontecer cada atividade, com quem vai estar e o que são os fogos de artifício. Não esqueça de dizer que são seguros, lindos no céu e que é divertido ver. 
3) Mostre vídeos de fogos de artifício. Pode usar o Youtube para mostrar vídeos de fogos de anos anteriores. Assim, a criança poderá ambientar-se mais com o estímulo, num ambiente mais controlado por si. Enfatize sempre que são bonitos e seguros.
4) Desenhe o fogo de artifício. Explore com a criança usando desenhos com tintas em cartolina ou folhas pretas. Isto poderá ser mais semelhante à aparência real e auxiliar a criança a familiarizar-se. 
5) Habitue a criança ao uso de auscultadores, se necessário. Este uso deve ser antecipado em casa, caso verifique que a criança rejeita mesmo algum estímulo sonoro do fogo de artifício. Deve ser gradual e pode ser associado à visualização de vídeos no tablet ou telemóvel por exemplo. Isto possibilita um refúgio para a criança na noite de passagem de ano, dando-lhe conforto e segurança.
6) Fique distante do fogo de artifício. Lembre-se de que não precisa ficar na “linha da frente” para ter boa visibilidade. 
7) Leve uma “mala de auxílio”, com brinquedos preferidos para usar em situações de maior stress e que deixem a criança calma. 
8) Brinque com sparkles de aniversário, bombas de papéis coloridos, confetis e serpentinas! Propicie oportunidades para que seu filho brinque e se divirta de forma segura, acostumando-o ao som, cheiros e cores característicos da noite de passagem de ano.
9) Tente passar a noite de ano novo com outras crianças. Isto pode ser benéfico para ambas, além do seu filho ter alguém para brincar pode usar a criança como modelo de comportamento a seguir.
10) E… Divirta-se! Não mostre a sua preocupação, brinque com o seu filho e mostre que a passagem de ano é um dia de celebração! Portanto, divirta-se muito!

 

A Equipa do ILCN deseja a todos uma Óptima Passagem de Ano.

 

 


Autismo e o Natal

 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, árvore de Natal e textoVem aí o Natal e o meu filho tem Autismo. E agora?
Para a maioria das crianças as festividades de Natal são motivo de alegria, mas para crianças com autismo pode ser um período confuso. Podem sentir-se perturbados por todas as novas atividades em casa no Natal, quer pela mudança da rotina, pela sobrecarga sensorial, por visitarem outros locais ou por verem novos rostos de familiares.
Tendo em conta estas preocupações, e seguindo as ideias chave de ANTECIPAR e PREPARAR que deixamos algumas dicas de como ajudar a criança com autismo a lidar com esta época da melhor forma. 
- Se a criança seguir um calendário assinale com antecedência a vinda do Natal, bem como a pausa na ida à escola;
- Verifique se na escola já iniciaram os trabalhos sobre o Natal e, se conseguir, introduza também alguns trabalhos em casa;
- Inclua a criança nos processos relacionados com o Natal (p.e. comprar a árvore e decorações, pedir ajuda para decorar a árvore). Isso ajuda a tornar a criança familiarizada com os itens.
- Crie um quadro onde cole 
fotos de artigos relacionados com o Natal, por exemplo decorações ou alimentos típicos, bem como fotos de familiares com quem a criança não conviva de forma frequente. Esta estratégia pode ter de ser usada dias ou semanas antes para poder ajudar com que a criança os aceite com mais facilidade;
- Se for passar o Natal em casa de familiares estranhos, crie uma “Mala de Auxílio”, com livros, aplicações no tablet, músicas que a criança goste para facilmente conseguir acalmar a criança em situações de maior stress;
- Garanta a existência de um “espaço seguro” na sua casa ou na de familiares, para onde a criança no Natal possa ir em situações de maior stress. O uso de uma tenda infantil pode ser uma boa estratégia em locais com pouco espaço. E muito importante: esteja atento ao momento mais indicado para levar a criança a esse local;
- Garanta que mantém as âncoras da rotina da criança durante o Natal, mantendo os horários das refeições ou da hora de dormir. Isto ajuda a sentirem-se mais seguros.
- Tenha atenção ao elemento surpresa das prendas de Natal, aconselhando os brinquedos mais adequados a dar ao seu filho;
 
 
 
 

A prenda para a criança com Autismo

 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e closeupComprar presentes para uma criança com autismo pode não ser uma tarefa fácil, porque oferecer presentes tradicionais raramente é a escolha acertada.
As crianças com autismo diferem muito, logo generalizar nem sempre é útil. Por isso apresentamos várias ideias de presentes, mas lembramos: cada criança é única e devemos respeitar as suas características individuais!
- Ofereça caleidoscópios, piões luminosos, chuva de fibras óticas ou colunas de água com borbulhas, que são altamente atrativos visualmente;
- Prefira oferecer brinquedos relaxantes 
como projetores de imagens ou lâmpadas/candeeiros com variação na cor para o quarto da criança;
- Pode também optar por oferecer auscultadores por Bluetooth. O facto de não terem fios auxilia a criança a não se distrair com esse estímulo, podendo ser uma ferramenta útil para acalmar a criança em qualquer local;
- Peluches com aromas! Há crianças que adoram estimular o seu olfato, e esta pode ser uma ótima forma de redirecionar esse comportamento;
- Um tablet! Esta prenda mais dispendiosa deve ser muito bem ponderada, permitindo que a criança use de acordo com as suas necessidades – pode ser para ver vídeos, ouvir músicas ou jogar jogos, se possível sempre educativos!
- Ofereça um trampolim pequeno, mas não se esqueça da segurança e supervisão. O estímulo vestibular combinado com o propriocetivo pode ser ótimo para a criança gastar energia. Mas não se esqueça: cada criança é única e pode não gostar deste estímulo;
- Pode oferecer brinquedos sensoriais táteis: como areia mágica, bolas esponjosas, slimes, almofadas sensoriais. Tenha atenção à forma como a criança explora estes brinquedos e se tem tendência a levar à boca.
- Se tiver espaço exterior, pode equipar o jardim com um baloiço. O estímulo vestibular é normalmente muito relaxante para as crianças com autismo.
 
 
 
 
 
 
 

Reflexos Primitivos Infantis

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
 

Sabia que…
A atividade motora do recém-nascido é controlada por reflexos primitivos.

Quando o bebé faz os seus movimentos rítmicos espontaneamente, os reflexos primitivos são inibidos e os reflexos posturais são desenvolvidos. No início estes movimentos são desajeitados, mas depois de alguma prática tornam-se mais refinados, até que o bebé muda para outro movimento.

Quando o bebé aprende a fazer um movimento específico de uma forma exata, significa que o reflexo primitivo relacionado com este movimento geralmente foi integrado.
Se o bebé é incapaz de inibir os reflexos primitivos, com o tempo estes irão:
- Atrasar o desenvolvimento motor;
- Dificultar a maturação cerebral.

No ILCN dispomos de uma equipa especializada, com formação em “Rhythmic Movement Training” capaz de avaliar e intervir precocemente.


Lesões Vertebro-Medulares

 

 

Em que pode o ILCN ser-lhe útil?

 

A equipa do ILCN através de uma abordagem completa e multidisciplinar pode proporcionar-lhe um tratamento de reabilitação intensivo e diferenciado. Contamos com uma equipa de profissionais de saúde altamente especializados na aplicação de tratamentos de reabilitação. A abordagem centra-se no paciente e no seu núcleo familiar, na aplicação de programas intensivos e tecnologicamente avançados, tendo por objetivo melhorar a sua independência e qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 


O que é o Transtorno de Oposição e Desafio?

  • A desobediência pode ser uma característica comum entre crianças e pré-adolescentes, mas quando a atitude de teimosia é excessiva é preciso estar atento a um possível Transtorno de Oposição e Desafio (TOD). O TOD é caracterizado por uma atitude reiterada de teimosia, postura desafiadora e comportamento hóstil. Este é um quadro que pode afetar crianças e pré-adolescentes, geralmente em idade escolar. Ainda não existem causas genéticas comprovadas que possam levar ao desenvolvimento do TOD, mas sabe-se que o ambiente em que a criança convive pode estimular o comportamento difícil. 
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  • O não tratamento deste transtorno pode trazer consequências como:
  • - Prejuízos na vida social da criança, uma vez que a forte teimosia e os acessos de raiva afastam as outras crianças;
  • - Baixo desempenho escolar, porque a criança tem tendência a querer solucionar os problemas sozinha e tem dificuldade para pedir ajuda ao professor;
  • - Desenvolvimento de Transtornos de Conduta na adolescência.
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  • Assim como outras patologias, é importante que os pais procurem diagnosticar este transtorno o quanto antes para evitar que ele traga complicações e prejudique a vida social e o desenvolvimento intelectual da criança, garantindo que a criança tenha uma infância saudável. As técnicas de modificação de comportamento procuram reforçar atitudes positivas e afastar padrões negativos.
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  • No ILCN dispomos de uma equipa especializada para a intervenção deste transtorno, nomeadamente Neuropsicólogos e Terapeutas Ocupacionais.
 

Plexo Braquial - o que é?

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    O plexo braquial é um conjunto de raízes nervosas, que se origina na medula espinhal na região do pescoço, passa por baixo da clavícula até à axila, onde origina cinco nervos que vão controlar os movimentos e a sensibilidade do ombro, braço, antebraço e mão. 
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  • As lesões do plexo braquial podem ser traumáticas ou não traumáticas. Em alguns casos pode haver recuperação espontânea do movimento mas muitas vezes a cirurgia é indicada.
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  • As lesões do plexo braquial em geral afetam tanto as funções motoras como as funções sensitivas no membro superior lesado, ou seja, comprometem tanto a sensibilidade como a força muscular. Dependendo da gravidade e da extensão da lesão pode ocorrer uma paralisia parcial ou completa do plexo braquial.
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  • O ILCN dispõe de uma equipa especializada, que após avaliação do paciente, implementa programas de intervenção direcionados para os défices apresentados, com o objetivo de promover a independência e melhorar a sua qualidade de vida. 
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  • Para mais informações, entre em contacto connosco.
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Atraso do Neurodesenvolvimento - Quais os sinais de alerta?

  • Conforme as crianças vão 
  • crescendo é natural que surjam as comparações e que os pais se preocupem se o seu filho está 
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  • a ter um desenvolvimento dentro do esperado para a sua idade. 
  • Questões como “Será qu
  • e com esta idade o meu filho já não deveria gatinhar?” ou "A filha da minha amiga já fala várias palavras, por que será que o meu filho ainda não fala?" são questões muito frequentes e que preocupam os pais. 
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  • A questão é que cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento e muitas vezes é difícil separar o que é simplesmente uma particularidade do que é um verdadeiro atraso no desenvolvimento que exija preocupação.
  • O termo “atraso do desenvolvimento" é usado quando uma criança não atinge alguns dos marcos do desenvolvimento 
  •  
  • expectáveis para a idade, mesmo já levando em consideração as variações individuais. 
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  • O atraso pode ocorrer numa ou mais das seguintes áreas:
  • Atraso do desenvolvimento motor (habilidades motoras como rolar, segurar a cabeça, gatinhar, sentar e andar);
  • Motricidade fina (capacidade de segurar coisas, manipular objetos, ….);
  •  Atraso na aquisição da linguagem (tanto na expressão como na compreensão);
  •  Comportamento e Habilidades sociais (Autonomia como vestir-se ou comer; relacionamento com os outros, como contacto ocular, sorrir em resposta ao outro,…).
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  • A observação dos pais e das pessoas que mais convivem com a criança é a melhor forma de identificar possíveis atrasos.
  • Caso seja identificado algum problema, intervenções médicas e terapias específicas ajudam a reduzir eventuais prejuízos futuros e a estimular o desenvolvimento adequado.
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  • O ILCN dispõe de uma Equipa multidisciplinar especializada na intervenção em crianças com atraso do neurodesenvolvimento.
  • Contacte-nos para obter mais informações.

Hipotonicidade

Hipotonia é a diminuição do tónus e da força muscular, o que causa fraqueza e flacidez. O sintoma é comumente relacionado ao Síndrome de Down, à Paralisia Cerebral ou a outras desordens neuromusculares. Normalmente a hipotonia é diagnosticada no nascimento ou durante a infância. Ao nascer, o bebé pode parecer flácido ou não ter a capacidade de se manter de joelhos e cotovelos fletidos. A criança pode ainda apresentar dificuldades em se alimentar e realizar outras atividades motoras.
Em crianças que nascem com o sintoma, mas não tem nenhuma doença relacionada, ela é chamada de hipotonia congénita benigna.
Em todos estes casos, é necessário beneficiar de estimulação ao nível da terapia da fala, terapia ocupacional, psicomotricidade e fisioterapia, para ajudar no ganho do tónus muscular e ajudar no desenvolvimento.
A hipotonia, apesar de ser mais comum em crianças, pode surgir em qualquer idade, dependendo da causa.
Os sintomas para crianças com hipotonia incluem:
• Falta de controlo parcial ou total da cabeça;
• Atraso no desenvolvimento motor global;
• Dificuldades na motricidade fina;
• Reflexos pobres;
• Hiperflexibilidade;
• Dificuldades de fala;
• Diminuição da resistência às atividades;
• Postura debilitada;
• Pés chatos;

No ILCN, o tratamento de casos de hipotonia ocorre de forma holística e por uma equipa multidisciplinar especializada. Inicialmente é realizada uma avaliação individualizada e pormenorizada, com o objetivo de verificar os défices do utente e, posteriormente traçado o plano de intervenção mais adequado.

 


Ombro Hemiplégico

Dependendo do nível de lesão vertebro medular, os pacientes poderão apresentar falta de mobilidade ao nível dos membros superiores.


Neste sentido, poderão apresentar ombro hemiplégico necessitando de fortalecer a musculatura ao nível dos principais músculos estabilizadores do ombro.


Desta forma, a equipa do ILCN recorre à Estimulação Elétrica Funcional no sentido de estimular a musculatura envolvente.


Hábitos saudáveis

A alimentação tem um papel fundamental na sua qualidade de vida.

Por isso, é importante adotar algumas regras e hábitos alimentares mais saudáveis durante as suas refeições.

Pequenas alterações podem fazer toda a diferença no seu bem estar.


O ILCN ajuda-o a conseguir!


Engasgamento

Perante uma vítima consciente, que não consegue tossir e falar e demonstra aflição e ansiedade, devemos atuar da seguinte forma:

Cinco pancadas interescapulares:

1- Colocar-se ao lado da vítima e ligeiramente por trás, com uma mão ao nível do tórax, mantendo-a inclinada para a frente permitindo que o corpo estranho seja expelido livremente pela boca;
2- Aplicar até 5 pancadas interescapulares (usando a parte inferior da sua mão para dar as pancadas entre as omoplatas da vítima);
3- Após cada pancada, efetuada com força adequada, deve verificar se a obstrução foi ou não resolvida, aplicando até 5 pancadas no total.

Manobra de Heimlich (compressões abdominais):

1- Colocar-se por trás da vítima, com as pernas separadas em forma de tripé (evitando a queda da vítima caso desmaie) e os seus braços à volta da pessoa ao nível da cintura;
2- Fechar uma das mãos em punho com o polegar encostado ao abdómen da vítima na linha média entre o umbigo e o apêndice xifoide;
3- Envolver a mão fechada com a outra mão e efetuar um movimento rápido e vigoroso (cada compressão separada da anterior) para dentro e para cima na direção do reanimador;
4- Vigiar sempre se ocorre ou não desobstrução e também o estado de consciência da vítima.

Repetir alternadamente 5 pancadas interescapulares e 5 compressões abdominais até desobstrução. Caso a vítima fique inconsciente, ligue 112 e inicie Suporte Básico de Vida.

 


Fibromialgia

A Equipa do ILCN chama a atenção para esta doença que, ao longo dos anos tem vindo a progredir, sem causas conhecidas, afetando predominantemente o sexo feminino, acabando por limitar o dia a dia dos seus portadores.

O sintoma predominante da fibromialgia é a dor muscular que, pode variar em intensidade e até mesmo desaparecer e reaparecer de forma esporádica, consoante a hora e o dia, os níveis de stress e ansiedade ou as mudanças de temperatura.

Surge, na maior parte dos casos, de forma generalizada mas, centra-se posteriormente em regiões específicas, como pescoço ou região lombar, assemelhando-se a um ardor intens
o e muitas vezes debilitante. Contudo, a dor muscular não é o único sintoma, podendo fazer-se acompanhar de sintomas como:

o Perturbações de sono;
o Fadiga constante;
o Dificuldades de concentração;
o Falta de memória;

o Dores de cabeça;
o Espasmos musculares;
o Rigidez muscular;
o Formigueiros nos dedos das mãos e dos pés.

Importa ainda referir que, a fibromialgia é uma doença crónica invisível, sobre a qual a
inda há muito por descobrir. Não tem tratamento específico, nem é conhecida cura para a fibromialgia, assim como também ainda não existe nenhum fármaco específico para a doença. Existem, no entanto, medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas, e tratamentos baseados em massagens localizadas nos pontos dolorosos, TENS (estimulação elétrica transcutânea nervosa) e técnicas de relaxamento. Deve ainda procurar adaptar o seu estilo de vida aos sintomas da doença.

o Evite o stress;
o Pratique exercício físico (com um programa adaptado às suas capacidades);

o Repouse o tempo necessário;
o Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.

A equipa ILCN poderá ajudá-lo a encontrar uma melhor qualidade de vida. Procure-nos!


Dieta Cetogénica

A Dieta Cetogénica não é, nem deve ser, significado de monotonia.


Elabore pratos diferentes, cumprindo sempre as proporções e porções recomendadas.


O ILCN deixa como sugestão uma receita de panquecas. Experimente e torne os pequenos-almoços e lanches mais saborosos.


Eletroencefalograma com mapeamento

No ILCN poderá realizar eletroencefalogramas (EEG) como exame complementar de diagnóstico.


O EEG consiste numa avaliação neurofisiológica da atividade bioelétrica do cérebro, através do registo com elétrodos colocados sobre o couro cabeludo. É um exame não invasivo que possui a capacidade de detetar alterações da atividade elétrica cerebral.


Este exame é realizado sob recomendação médica.

Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.


Defesa tátil - o que é?

Defesa tátil é a tendência para reagir negativa e emocionalmente a sensações de toque.
Muitos de nós reagimos negativamente a estímulos táteis que são particularmente ofensivos, como um arbusto que toca na nossa pele ou alguém que nos toca por surpresa.
Para as crianças com defesa tátil, muitas mais sensações táteis causam esta reação. São excessivamente sensíveis a estímulos que outras pessoas dificilmente sentiriam, levando a emoções e comportamentos negativos.

A criança com defesa tátil, por vezes, tem muita dificuldade em prestar atenção na escola quando a sua pele ou as suas roupas não estão confortáveis, tornando-se irrequieta.

As reações ao toque também interferem com as suas relações sociais. Parentes e amigos podem ficar ofendidos quando a criança encolhe os ombros para os seus abraços e beijos pois podem assumir que a criança não gosta deles, quando a sua rejeição não é pessoal.

Reflexão:
Pense sobre como se sente quando tem muitas mordidelas de insetos, quando veste uma camisola áspera ou quando as suas meias ficam molhadas num dia de chuva e não as pode trocar. Estaria confortável para ouvir uma palestra ou para se concentrar num projeto importante?

No ILCN dispomos de uma equipa especializada para avaliar e tratar crianças que sofrem de defesa tátil.

O que é a heminegligência?

É uma sequela neurológica comum após uma lesão cerebral que afeta o lado direito do cérebro, como um AVC ou Traumatismo Crânio-Encefálico.

Os principais sintomas são: défices na exploração do material ou dos estímulos situados no lado esquerdo do corpo, ou seja no lado contrário à lesão. Estes défices podem estender-se a todas as modalidades sensoriais, como sendo a visão, o tato, a proprioceção (informações fortes que sentimos nos músculos e articulações).

No ILCN, aplicamos diversas técnicas de reabilitação da heminegligência e utilizamo-las em trabalho de equipa multidisciplinar entre Neurologia, Neuropsicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Fisioterapia, o que promove uma reabilitação contínua e resultados mais rápidos e eficazes! No ILCN utilizamos técnicas como:
1. Treino de procura visual;
2. Estimulação tátil (diferentes temperaturas e texturas);
3. Treino mental imagético;
4. Terapia de vibração dos músculos do pescoço;
5. Terapia de rotação do tronco;
6. Ativação do membro contralateral;
7. Terapia por restrição induzida;
8. Técnica do espelho;
9. FES – Estimulação Eléctrica Funcional;
10. tDCS - Estimulação transcraniana cerebral não invasiva com corrente contínua.

Venha conhecer melhor a equipa e tudo o que ela poderá fazer por si!

 


Taping Neuromuscular

O Taping Neuromuscular é uma técnica de reabilitação desenhada para facilitar o processo de recuperação do corpo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir o grau de movimento, ao mesmo tempo que promove um estímulo constante sobre os mesmos.
No ILCN recorremos à aplicação desta técnica como complemento de outras terapias, prolongando assim o efeito terapêutico 24h por dia.
Utilizámos o Taping Neuromuscular com as principais funcionalidades:

Inibir ou ativar um músculo;
Aumentar a estabilidade articular e ligamentar;
Promover a correção postural e articular;
Estimular a proprioceção;
Diminuir a dor e o processo inflamatório;
Promover a drenagem vascular e linfática;
Prevenir lesões.

 


Terapia do espelho e dor fantasma

A dor fantasma é uma dor que se sente numa zona do corpo que já não existe mais, como por exemplo após uma cirurgia de amputação. Este fenómeno acontece pela reorganização que o cérebro faz, após uma alteração do esquema corporal da pessoa.
Entre uma variedade de técnicas de reabilitação poderá recorrer-se à Terapia de Espelho como forma de reduzir a dor fantasma.
A técnica do espelho consiste em trabalhar com a ilusão: no espelho é vista a imagem do membro oposto existente, produzindo assim, no paciente, a sensação de possuir os dois membros saudáveis. A estratégia consiste em "enganar" o cérebro, na tentativa de ajudá-lo a reconstruir o seu mapa referente ao corpo, para fazer com que a sensação incómoda da dor fantasma diminua. Esta aprendizagem é feita através de uma classe de neurónios, chamados de neurónios-espelho, que são ativados quando a pessoa executa uma tarefa motora e observa a execução da mesma por outro sujeito, ou seja, relacionam-se com a aprendizagem por imitação.

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Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar.

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