Temas ILCN

Nesta secção abordamos alguns assuntos muito variados, mas que lhe poderão interessar.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, ou para sugerir outros temas que gostasse de ver abordados, 
entre em contacto connosco, por favor.

Declínio Cognitivo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoO seu familiar apresenta queixas de memória? Início de demência?
Declínio cognitivo associado a outras problemáticas? 
O ILCN pode ajudar!!

No Instituto Luso-Cubano de Neurologia dispomos de programas de avaliação e intervenção adequados a casos de Declínio Cognitivo. 
Dispomos de:
- Avaliação Neuropsicológica
- Treino cognitivo computorizado
- Estudos neurofisiológicos - Eletroencefalografia (EEG)
- Estimulação cerebral não invasiva

Para mais informações contacte-nos...

 

 

 

 

 

 


LATERALIDADE

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasA lateralidade, o terceiro fator psicomotor, respeita a progressiva especialização dos dois hemisférios, resultando na integração bilateral postural do corpo. Traduz a capacidade de integração sensório-motora dos dois lados do corpo, permitindo a relação e orientação com e no mundo exterior. 
A integração bilateral é indispensável ao controlo postural e percetivo-visual. Sem isto, a lateralidade não se diferencia e, consequentemente, produz os seus efeitos na psicomotricidade e na aprendizagem.
É então aprendida pelo movimento dos dois lados do corpo e pelas impressões sensoriais.
A desintegração bilateral está normalmente associada a pobre evocação de reflexos posturais, a uma equilibração estática e dinâmica pouco disponível, fraco controlo visual, confusões espaciais e direcionais. A descoordenação instala-se, os movimentos globais perdem a precisão e a eficácia e a orientação espacial torna-se confusa, principalmente na manipulação de objetos. 
A disfunção da integração bilateral pode comprometer o desenvolvimento da dominância manual. Quando uma criança não atinge a dominância manual numa idade adequada, a presença de sinais disfuncionais pode interferir com o desenvolvimento psicomotor e com o potencial cognitivo.
A lateralidade manual surge no fim do primeiro ano, mas só se estabelece fisicamente por volta dos 4-5 anos, independentemente de muitas crianças atravessarem a ambilateralidade e vários episódios de flutuação antes de obterem a lateralidade direita ou esquerda definida.

 


Dia Internacional da Família

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano, céu, lusco fusco, ar livre, água e naturezaA família é um “conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa, formando um lar”. No entanto, “família” não é apenas isso. São as relações de confiança, conforto e bem-estar que proporcionam a unidade familiar.
Neste Dia Internacional da Família queremos sublinhar a importância da família do utente. 
A família deve ser parte integrante na recuperação terapêutica e não apenas ajudante do terapeuta. Deve aplicar as estratégias no domicílio e reforçar as competências trabalhadas em sessão para potenciar a recuperação do familiar.
É imprescindível que os familiares se sintam à vontade com o terapeuta e confiem no trabalho que está a ser desenvolvido. É fundamental também, a frontalidade para que, sempre que não se sintam esclarecidos acerca da terapia, possam falar abertamente com o terapeuta, conseguindo esclarecer as suas dúvidas.
Salienta-se portanto que, para o envolvimento da família ser saudável e ativo, esta deve saber como lidar com as situações stressantes, como evitar comentários críticos ao utente e deve evitar fazer comparações sucessivas ao seu “eu anterior à doença”. Em contrapartida, não devem também ser, exageradamente, “super-protetores”. 
Desta forma, o envolvimento da família nas terapias deve ser saudável, e a família deverá receber todo o apoio necessário para ultrapassar momentos de maior stress ou sentimentos negativos. Só assim trará benefícios ao utente, ao terapeuta e à própria família. 
No ILCN, a equipa médica e técnica está sempre presente para ajudar a família a ultrapassar momentos de maior stress ou dificuldades em gerir determinadas situações.

 


Dia Mundial da Fibromialgia

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasO sintoma mais importante da fibromialgia é a dor, que pode afetar uma grande parte do corpo.
Em certas ocasiões a dor começa de forma generalizada mas pode afetar regiões específicas como pescoço, ombros e região lombar.
A dor da fibromialgia pode ser descrita como uma sensação de queimadura ou mal-estar. Por vezes podem ocorrer espasmos musculares.
Os sintomas podem variar em relação à hora e ao dia, podendo ser mais frequentes de manhã, agravam-se com a atividade física, com as mudanças climáticas, com a falta de sono e o stress.
Além da dor, a fibromialgia pode causar sensação de formigueiro e inchaço nas mãos e pés, principalmente ao levantar da cama, bem como ocasionar rigidez muscular.
Outra alteração da fibromialgia associada à dor é a fadiga, que se mantém durante quase todo o dia com pouca tolerância ao esforço físico.
As pessoas com fibromialgia queixam-se com frequência de ansiedade, perturbações da atenção, da concentração e da memória.
Contacte-nos.

 


Reabilitação Intensiva

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, textoTem receio de uma reabilitação intensiva por achar que a sua criança vai ficar muito cansada e não tirar todo o proveito possível? Não se preocupe! 
A Equipa do ILCN sabe que as crianças que fazem terapias diariamente precisam de motivação e recursos terapêuticos que promovam o seu envolvimento nas terapias, com diversão e alegria. A nossa equipa também tem noção de cada criança é uma criança, com necessidades distintas e com ritmos de trabalho diferentes. Por isso, os nossostécnicos respeitam sempre o ritmo de cada criança. Se a criança precisa de dormir, dorme. Se está pronta para brincar, vamos brincar e aprender. Não é fácil para uma criança com um problema, ter o seu corpo manuseado diariamente e ter que estar concentrado a maior parte do tempo e ainda assim continuar a aceitar as terapias. Por isso, para a equipa do ILCN é importante entender as vontades da criança, respeitar as suas respostas e o seu tempo e incorporar os seus interesses nos objetivos terapêuticos. Por forma a não saturar a criança, numa reabilitação intensiva, a nossa equipa procura diversificar as atividades nas terapias, combinando por exemplo o Therasuit com atividades sensoriais; ou fazer o treino de alimentação com um jogo divertido com os alimentos, fazendo a criança tirar prazer do momento de alimentação; ou recorrer a jogos de treino cognitivo no tablet ou computador, que levam a uma maior motivação; utilizar diferentes formas de escrita, como tintas, areia, giz, em vez do tradicional lápis e papel; fazer um puzzle associado a um circuíto psicomotor. Estes são apenas pequenos exemplos, pois o mais importante para a equipa do ILCN é que a criança evolua nas suas competências,de forma prazerosa.

 


Integração sensorial no AVC

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e textoA integridade do sistema somatossensorial é fundamental para a recuperação motora, pelo que é importante dar atenção aos aspetos sensoriais aquando a intervenção.
O feedback sensorial é fundamental aos comandos motores pois, entre outros aspetos, permite caracterizar e localizar um estímulo, dar a sensação da posição de partes do corpo, reconhecer os objetos pelo toque, adaptar a força…
As alterações podem variar entre o envolvimento seletivo de uma modalidade somatossensorial ao envolvimento de todas, dependente do local e extensão da lesão;
A pessoa pode ser capaz de sentir o estímulo, mas pode não ser capaz de diferenciar a sua qualidade e intensidade.
Alterações da atenção podem ou não estar presentes, pelo que se pode confundir um défice sensorial com um défice atencional.
O compromisso motor pode, pelo menos parcialmente, dever-se a um défice sensorial, particularmente para o membro superior, que é recrutado para movimentos finos e seletivos mas que, na ausência de sensação adequada, é incapaz de produzir função.
As alterações sensoriais e perda de força dos músculos intrínsecos da mão são as principais causas para a dificuldade na função do membro superior após um AVC, pois quando não conseguimos identificar previamente as propriedades do objeto (curvatura, tamanho ou fragilidade, por exemplo), iremos ter dificuldades no gesto de agarrar.

 


Dia da Mãe

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, ar livre e textoPara as nossas mães que aprenderam a viver num mundo de questões para as quais, às vezes, não há respostas. Para as nossas mães que aprenderam que cada sorriso, cada conquista, cada pequena vitória são pequenas grandes respostas, neste mundo de questões. Para as nossas mães, cujo amor pelos filhos é maior que qualquer diagnóstico, ou preconceito. Para as nossas mães que aprenderam a viver um dia de cada vez, sempre com esperança. Para as nossas mães, que aprenderam a procurar, investigar, experimentar e a esgotar todas as possibilidade. Para as nossas mães, que choram muito mas que também sorriem muito. Para as nossas mães que aprenderam a ser mães. 
 

Feliz dia da MÃE....

 

 


Programa de Reabilitação de Curta Duração

A imagem pode conter: interioresO Instituto Luso-Cubano de Neurologia tem uma vasta e diversificada experiência na área da reabilitação e possui excelentes condições para uma reabilitação rápida e de forma adaptada às necessidades do utente.

O Programa de Reabilitação de Curta Duração é definido após avaliação médica e estruturado de acordo com as capacidades e necessidades de cada utente.

O nosso programa inclui sessões ao longo de 5 dias por semana, num espaço onde encontra uma equipa multidisciplinar de médicos, de técnicos de reabilitação e de vigilância que prestam todo o apoio, atenção e carinho necessários a uma boa recuperação, contribuindo para um rápido regresso a casa.

Esperamos pela sua visita.

 

 

 

 

 


Reflexo Espinhal Galant

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas a dormirem, bebé e textoSabia que…
O reflexo Espinhal Galant desenvolve-se 20 semanas após a conceção e integra-se entre os 3 e os 9 meses após o parto.

Crianças com um Reflexo Espinhal Galant não integrado podem ter características como as seguintes:
-Agitação e hiperatividade;
-Roupas apertadas, cintos ou apenas o ato de se apoiar ao encosto da cadeira, podem desencadear o reflexo, fazendo com que a criança se mexa e contorça;
-Muitas crianças que não têm este reflexo integrado preferem as roupas largas;
-Podem ter enurese noturna;
-Crianças mais velhas com o reflexo ativo, aprendem a fixar a coluna lombar, o que pode contribuir para os problemas na zona inferior das costas que podem surgir mais tarde;
-A fixação e rigidez na coluna lombar prejudicam a cooperação entre o corpo superior e inferior e podem também causar problemas nas experiências relacionas com os sentimentos e emoções.

No ILCN dispomos de uma equipa especializada, com formação em “Rhythmic Movement Training” capaz de avaliar e intervir na integração deste reflexo.

 


O meu filho não agarra bem no lápis. E agora?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoÉ na entrada para a pré-escola, aos 4 ou 5 anos, que muitas vezes os cuidadores reconhecem que a criança não segura bem no lápis ou marcador, que não consegue desenhar ou pintar tão bem.

Ao longo do desenvolvimento normativo, a criança passa por fases de desenvolvimento da função da mão, que vão permitindo agarrar nos objetos de forma cada vez mais eficaz. 

Até aos 5 anos, a preensão no lápis sofre evoluções até culminar numa capacidade de agarrar e controlar o lápis com 3 dedos e que seja, sobretudo, funcional. A preensão em tríade, pelo nome que é conhecida, é a que melhor permite o movimento coordenado dos dedos e mão no lápis, resultando num traçado na folha adequado.

Tem dúvidas? A equipa do ILCN pode ajudar.

 

 

 

 

 

 


Terapia Ocupacional

A imagem pode conter: 2 pessoas, bebé e textoNo ILCN existe uma equipa de Terapia Ocupacional especializada, para qualquer duvida não hesite em contactar.

 

 

 

 

 

 


Dia Mundial da Voz

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoA voz é uma ferramenta essencial no nosso dia-a-dia.

É através dela que estabelecemos as nossas relações pessoais. É também utilizada para o bem-estar de cada indivíduo, podendo ainda surgir como ferramenta de trabalho. É por isso importante que preservemos a nossa voz, tratando dela e evitando maus usos. 

Assim, para melhor cuidar da sua voz, o ILCN deixa aqui pequenas dicas dos cuidados a ter com a sua voz!

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 


EQUILÍBRIO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e sapatosEste é o mês dedicado ao segundo factor psicomotor, Equilíbrio. É uma condição básica de organização psicomotora, visto que envolve uma multiplicidade de ajustamentos posturais anti gravíticos que dão suporte a qualquer resposta motora. Reflete, consequentemente, a resposta motora vigilante e integrada, face à força gravitacional que atua permanentemente sobre o individuo.
A equilibração reúne um conjunto de aptidões estáticas e dinâmicas, abrangendo o controlo postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.
Este fator compreende a imobilidade, o equilíbrio estático e o equilíbrio dinâmico.

Sinais atípicos:
- dificuldades em sentar-se;
- dificuldades em manter-se na posição de pé;
- dificuldades na coordenação olho - mão;
- dificuldades na escrita;
- dificuldades de concentração;

Se o seu filho apresenta um destes sinais de alerta, não hesite em contactar-nos. O ILCN possui uma equipa especializada que o pode ajudar.

 

 


Estimulação Magnética Transcraniana

A imagem pode conter: textoO que é?
A Estimulação Magnética Transcraniana de repetição é um tratamento seguro e eficaz que consiste na utilização de uma bobina, colocada à superfície do couro cabeludo. Esta emite uma série de “pulsos” magnéticos dirigidos a uma região do cérebro, previamente associada à patologia, com o objetivo de modular a atividade dessa mesma região de uma forma precisa e não invasiva. A TMS encontra-se associada a melhorias na sintomatologia de várias patologias.

Em casos de AVC...
A TMS tem sido frequentemente estudada pela comunidade científica na reabilitação motora em doentes com défices motores provocados por AVC, sendo considerada uma ferramenta adjuvante de grande utilidade na terapêutica após AVC.
Este tratamento tem como objetivo modular temporariamente a excitabilidade do córtex motor, provocando a inibição do hemisfério saudável e o efeito contrário no hemisfério lesado, aumentando assim a funcionalidade do mesmo.

No ILCN dispomos desta técnica inovadora. Não perca tempo e marque.

 


Dia Mundial da doença de Parkinson

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoO ILCN possui técnicas avançadas e uma Equipa Multidisciplinar especializada no tratamento da Doença de Parkinson.
 

Contacte-nos...saiba como o poderemos ajudar!

 

 

 

 

 

 

 


Sabia que... o JOGO é importante?

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, textoÉ a melhor forma de conduzir a criança à atividade, à auto-expressão, ao conhecimento e à socialização.

Potencia a criatividade e contribui para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Transmite as informações de várias formas, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo e sem se tornar cansativo.

É uma alternativa de realização pessoal que possibilita a expressão de sentimentos, emoções e propicia a aprendizagem de comportamentos adequados e adaptativos.

Num jogo, a carga informativa pode ser maior, os apelos sensoriais podem ser multiplicados e isso faz com que a atenção e o interesse da criança sejam mantidos, promovendo a retenção da informação e facilitando a aprendizagem.

Por isso, as sessões no ILCN são sempre muito divertidas.

 


Já conhece o Protocolo PediaSuit?

A imagem pode conter: 1 pessoaO que é? 
É um tratamento intensivo, com duração de quatro semanas com quatro horas diárias de exercícios associado ao uso de um fato terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente.
O PediaSuit é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica que consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados que são interligados por bandas elásticas.
O conceito básico do Pediasuit, é de criar uma unidade de suporte de forma alinhar o corpo o mais próximo do normal possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso que são fundamentais na normalização do tónus muscular, na função sensorial e na vestibular.
Após a história de sucesso de Lucas filho de Leonardo de Oliveira Co-fundador do PediaSuit, um grupo de terapeutas desenvolveram o Pediasuit com base no “Penguim suit” da Rússia, reogornizando algumas adaptações e melhorias consideradas necessárias como: 1) Saída de emergência dos shortes para as AVDs 
2) Material mais poroso e de melhor transpiração
3) Gola mais anatómica 
4) Tela perfurada
Essas mudanças foram feitas por um grupo de colaboradores profissionais da área da saúde baseados nos EUA: Luana Pedrozo,MSPT (Halandale Beach,FL); Braz Paiva, PT (Oakland Park,FL); Justin Thomas, Fisiologista e EMT(Fort Lauderdale,FL), e Leonardo de Oliveira ( Terapeuta ocupacional).

 

 


Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos e textoO autismo, segundo o DSM-5, pertence a um grupo de doenças ao nível do desenvolvimento cerebral, mais conhecido por Transtornos do Espetro Autista (TEA). As alterações visíveis em crianças com TEA poderão surgir ao nível da interação social, comunicação verbal e não-verbal e cognição. Para além disto, poderão ser visíveis alterações ao nível sensorial, podendo observar-se a ocorrência de movimentos repetitivos por parte da criança. Atualmente, segundo a ONU, acredita-se que existam mais de 70 milhões de pessoas com Autismo. 
 

O Autismo não tem cura, mas cabe a cada um de nós incluir os portadores de TEA nos diferentes contextos em que se inserem. Os portadores de TEA têm muitas competências e por isso a comunicação deve ser facilitada por cada indivíduo de forma a torná-la eficaz com qualquer interlocutor. Cada pessoa tem as suas características e a sua importância no mundo. 
 

Tornemos a nossa sociedade inclusiva!

 


Neuropsicologia e PHDA

A Neuropsicologia estuda as relações entre cérebro e comportamento humano e dedica-se à avaliação e reabilitação das alterações cognitivas e comportamentais objetivadas após uma lesão cerebral ou perturbação mental. Mcmillan e Greenwood (1993) enfatizam que a reabilitação neuropsicológica deve navegar pelos campos da neuropsicologia clínica, análise comportamental, treino cognitivo e psicoterapia individual. 

 

A PHDA é caracterizada por padrões de desatenção e hiperatividade/impulsividade severos e frequentes, que causam comprometimento no desenvolvimento da criança, quando comparados àqueles tipicamente observados em indivíduos com o mesmo nível de desenvolvimento, causando prejuízo nos vários domínios da sua vida (educacional e familiar). Considera-se assim, que para além dos défices de atenção / concentração, estão também presentes outras alterações cognitivas, nomeadamente, disfunção executiva associada a alterações no córtex pré-frontal. 

 

Assim, as características mais frequentemente relatadas em crianças com PHDA são as dificuldades em manter os níveis necessários de atenção, impulsividade e agitação psicomotora, acarretando comprometimento dos domínios académico, psicossocial, familiar, aumento da probabilidade do uso de substâncias psicoativas na adolescência e altas taxas de desemprego e divórcio na vida adulta.

 

E sabia ainda que…

 

Os tratamentos farmacológicos administrados em crianças com PHDA não conseguem normalizar as funções cognitivas e comportamentais afetadas nestas crianças?(Gualtieri & Johnson, 2008)

 

Deste modo, emerge a necessidade de uma intervenção neuropsicológica atempada na criança com PHDA de forma a minimizar as alterações cognitivas e comportamentais, bem como o impacto no seu desenvolvimento e na vida adulta!

 

O ILCN dispõe da especialidade de neuropsicologia e programas de intervenção neuropsicológica especializados na intervenção em crianças com PHDA!!

 


TONICIDADE

Este mês é dedicado ao factor psicomotor TONICIDADE.
A tonicidade tem um papel fundamental no desenvolvimento psicomotor, pois é ela que garante as atitudes, a postura, as mímicas, as emoções e de onde emergem todas as atividades motoras humanas. 
Compreende o tónus de suporte e o tónus de ação, assegurando a preparação da musculatura para as múltiplas e variadas formas de atividade postural e práxica.
Quando existe desregulação tónica, a criança pode apresentar um perfil hipotónico ou hipertónico, que se repercute em todas as atividades.

O Psicomotricista observa e avalia sinais tónicos atípicos e intervém no desenvolvimento e regulação da tonicidade de forma a preparar a criança para as variadas formas de atividade postural e práxica.

Sinais tónicos atípicos:
- dificuldades em manter o controlo cervical;
-dificuldades no controlo postural sentado;
- dificuldades em explorar o meio e os brinquedos;
- atraso na aquisição de etapas motoras como rolar, sentar, gatinhar;
- descoordenação motora;
- instabilidade e impulsividade;
- Imprecisão na aplicação da força nos movimentos;
- Espasticidade;
- Rigidez;
- entre outros.

Se o seu filho apresenta um destes sinais de alerta, não hesite em contactar-nos. O ILCN possui uma equipa especializada que o pode ajudar.

 


— 20 Items per Page
A mostrar 1 - 20 de 56 resultados.

 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. 

Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.