Temas ILCN

Nesta secção abordamos alguns assuntos muito variados, mas que lhe poderão interessar.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, ou para sugerir outros temas que gostasse de ver abordados, 
entre em contacto connosco, por favor.

Sabia que...

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Um ótimo momento de aprendizagem poderá ser na hora de preparação das refeições. É uma boa forma de promover competências, por exemplo, ao nível da atenção conjunta, cumprimento de ordens simples, nomeação de objetos reais, entre outros.

Os ambientes naturais são fontes naturais de oportunidades de aprendizagem.
(Dunst, Trivette, Humphries, Raab & Roper, 2001)

 

 


Dia mundial da Motricidade Orofacial

Hábitos Orais na primeira infância – da prevenção ao tratamento
No dia Mundial da Motricidade Orofacial, não podíamos deixar de fazer referência à importância da Terapia da Fala, como área responsável pela prevenção e tratamento de hábitos orais nocivos, na primeira infância. 
A presença de hábitos ligados à região oral, tais como: a sucção da chupeta, do biberão, do dedo, o roer as unhas ou o colocar objetos na boca, é muito comum nas crianças e na maioria das vezes esses comportamentos são tolerados ou até incentivados pelos adultos, uma vez que os utilizam como forma de acalmar ou entreter a criança, sem muitas vezes se darem conta do que eles significam no desenvolvimento infantil. 
A título de exemplo, o uso prolongado da chupeta e do biberão podem alterar todo o equilíbrio muscular da face, na medida em que deixa a boca frequentemente aberta e a língua com uma postura inadequada. Nestes casos, ocorre também alteração no tónus muscular das bochechas e do padrão respiratório, já que a criança passa a respirar pela boca, ao invés de utilizar o nariz. Estas alterações de tónus e de postura dos articuladores podem levar a alterações na implantação dentária e/ou na oclusão dentária e em simultâneo alterações na articulação dos sons da fala. Associado a estas alterações de tónus e de postura da língua e pela persistência de um reflexo de sucção que já não deveria existir, a criança poderá apresentar alterações miofuncionais orais para a alimentação (deglutição atípica, alterações no padrão da mastigação). 
Informar até quando estes hábitos são recomendados e o que fazer se estes se mantiverem além do expectável é uma das responsabilidades do Terapeuta da Fala, assim como definir um plano de tratamento para colmatar alterações na musculatura orofacial que possam advir decorrentes desses hábitos.
Em caso de dúvida, o Terapeuta da Fala pode ajudar!

Demência

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoOuvir um idoso, com um processo de demência instalado, dizer que quer voltar para casa, é bastante frequente, pois poderá ser a forma que conseguiu encontrar para expressar algum desconforto, como fome ou alguma dor. Portanto, temos que ter bastante cuidado com a forma como respondemos a este pedido, pois simplesmente responder ao idoso, de que já se encontra em casa, pode ser bastante angustiante, pois ele não está a reconhecer aquele ambiente como a sua casa, como sendo seu. 
O que podemos fazer numa situação semelhante a esta?
1. Escute, tranquilize e conforte: procure ouvir as necessidades do idoso e ofereça por exemplo, uma manta, um carinho ou sugira uma atividade de lazer, que se conheça como gratificante para aquele idoso.
2. Evite respostas complexas, como mencionar os anos em que o idoso já mora naquela casa, confundindo-o ainda mais, pois ele continuará a ter a certeza de que aquela casa não é a sua e, portanto, vai sentir o seu pedido negado.
3. Concorde com o idoso e convide-o a fazer algo, como ajudar a preparar um chá, caso o idoso goste desta atividade, e tente, gradualmente, mudar de assunto, até que o idoso não sinta a necessidade de ir para casa.
4. Sugira um passeio no exterior da casa, chamando a atenção para coisas que o idoso possa observar, como plantas, pessoas conhecidas.
Lembre-se: nem tudo o que tentar, irá funcionar da primeira vez. Não desanime, ficará mais fácil com a prática!

Pneumonia

A imagem pode conter: textoA pneumonia é uma doença que consiste numa inflamação aguda do tecido pulmonar, caracterizada pela proliferação de microrganismos ao nível alveolar.
A maior parte das pneumonias é adquirida através da aspiração de bactérias que existem normalmente na parte superior da nasofaringe e se tornam agressivas em determinadas condições, ou podem surgir através da inalação de gotículas infetadas provenientes de outros doentes.
As pneumonias adquiridas no ambiente hospitalar são particularmente graves porque nos hospitais existe uma grande variedade de microrganismos, alguns dos quais muito resistentes aos antibióticos. A situação é agravada pelo facto de muitos destes doentes terem outras doenças associadas ou estarem sujeitos a medicações que diminuem a sua capacidade de defesa.
A pneumonia não apresenta sintomas específicos que permitam um diagnóstico imediato. De facto, os sintomas que normalmente se observam são comuns a muitas outras doenças do aparelho respiratório e de outros sistemas.
Os sintomas mais comuns são a febre, muitas vezes elevada, arrepios de frio, tosse com mais ou menos expetoração de cor amarelada, esverdeada ou cor de ferrugem, dificuldade respiratória ou mesmo falta de ar, dor torácica, dor de cabeça ou musculares.
Estes sintomas instalam-se geralmente de forma rápida e podem, ou não, existir todos ao mesmo tempo.
A sua gravidade depende do agente responsável, da idade e do estado de saúde do doente antes do aparecimento da doença e da instituição de uma terapêutica adequada.
A prevenção da pneumonia é fundamental, uma vez que, além de ser potencialmente grave, pode ser contagiosa, através da tosse ou espirros, colocando em risco os doentes e todos os que possam estar em contacto com quem tem a doença.
A sua gravidade depende do agente responsável, da idade e do estado de saúde do doente antes do aparecimento da doença.
Cuide de si.

Vestir/ Despir a criança com Paralisia Cerebral

A imagem pode conter: texto que diz "INSTITUTO Vestir/ Despir a criança com Paralisia Cerebral Saiba que competências pode estimular na criança..."O vestir/ despir uma criança pode estimular inúmeras competências? Já pensou quantas vezes uma criança troca de roupa por dia? Que estímulos (visuais, auditivos, motores, sensoriais) promovemos durante essa tarefa? 

Por exemplo, ao pedirmos simplesmente para “dar a mão”, estamos a solicitar uma ação que implica/desenvolve a capacidade de manter o tronco estável, orientar o movimento do braço, graduar a força e direção, acompanhar com a visão e contribui para a comunicação e interação com o adulto.

O recurso à posição de deitado facilita o vestir e despir em situações mais severas, do ponto de vista motor. A colocação de uma cunha ou almofada sob a cabeça e ombros pode facilitar o alinhamento, permitindo assim um maior envolvimento na tarefa e facilitando o contacto ocular. 

Numa criança com menor comprometimento motor, o recurso a um banco/cadeira adequado em altura, ou apoio para manter a posição de pé, podem potenciar um melhor alinhamento e um nível de atividade mais adequados, facilitando a participação ou mesmo permitir a autonomia.

É importante também ir verbalizando o que está a ser feito, para preparar a criança para o que vai acontecer e pode, ao mesmo tempo, estimular muitos conceitos/noções, como as cores, partes do corpo, posições, entre outras. 

As características do vestuário podem ser adequadas para facilitar a autonomia como, por exemplo, recorrer a roupa e calçado com velcro, roupa mais larga ou com botões de maiores dimensões, uma vez que movimentos mais finos e complexos, como os exigidos para abotoar ou apertar cordões, estão muitas vezes comprometidos no indivíduo com Paralisia Cerebral.

Lembre-se… estimule a criança, comunique muito com ela, envolva-a na atividade e mais importante brinque! 
É sempre melhor aprender através do brincar!


Desfralde

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "DENEUROLOGIA Quando é que meu filho estará preparado para desfralde?"Por norma, as crianças estão prontas para o desfralde pelos dois anos de idade, contudo é importante não esquecer que cada criança tem o seu ritmo, umas são mais precoces, outras mais tardias e tal tem que ser respeitado. Para iniciar o desfralde poderá estar atento a alguns dos sinais descritos na tabela que apresentamos e lembre-se sempre de elogiar a sua criança pelas suas conquistas e não repreender pelos acidentes que vão, de certeza, acontecer nesta fase.

 

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Como prevenir a gripe?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "ILCN Como prevenir a gripe? É impossível eliminar por completo risco da gripe. Porém, existem algumas medidas que pode tomar."Saiba algumas dicas...

- Vacine-se contra a gripe anualmente. A vacina é grátis para alguns grupos de risco. 
- Ao espirrar ou tossir tape a boca e o nariz com um lenço. 
- Lave as mãos regularmente com água e sabão.  
- Limpe e desinfete superfícies que possam estar contaminadas, como mesas e corrimões.
- Evite o contacto com pessoas que sabe estarem infetadas. 
- Faça uma alimentação saudável e equilibrada. Inclua fruta e vegetais na sua dieta, assim como, a ingestão de líquidos.
- Pratique atividade física. A atividade física regular ajuda a manter o sistema imunitário saudável.
- Proteja-se do frio.  
- Evite o cansaço extremo. Um bom descanso melhora o sistema imunitário. 
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Não tome medicamentos sem indicação médica. A medicação é apenas recomendada em algumas situações. 

Com a chegada e permanência do frio, a gripe aumenta a sua prevalência. Por isso todas as medidas de prevenção devem ser adotadas.


Quer ajudar o seu filho a melhorar a sua expressão?

É desde o nascimento que a criança começa a adquirir novos conceitos. Assim, os pais têm desde cedo uma excelente oportunidade para promover a estimulação linguística dos seus filhos. Estes estímulos auditivos irão potenciar o desenvolvimento e aquisição de novas produções na sua oralidade. Promovendo, também, o aparecimento da primeira palavra mais cedo. É importante referir que esta estimulação irá potenciar o conhecimento dos diversos conceitos que envolvem o dia-a-dia da criança, facilitando a correta associação entre a produção e o objeto/conceito pretendido, demonstrando maior compreensão do meio que o rodeia. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e textoDicas:
- Reserve uns minutos do seu dia, para falar com o seu filho sobre o decorrer do dia;
- Coloque-se sempre frente a frente com a criança para facilitar o contacto ocular e consequentemente a comunicação;
- Evite usar diminutivos, recorrendo sempre ao modelo e articulação corretos;
- Leia histórias e faça jogos com o seu filho, que promovam a exploração de novo vocabulário de forma divertida;
- Descreva as atividades que vai realizando com o seu filho;
- Nomeie os objetos ou imagens que vão surgindo no dia-a-dia, explicando a sua função;
- Recorra a onomatopeias, associando-as aos objetos ou imagens corretas;
- Deixe o seu filho iniciar a interação;
- Não interrompa o seu filho;
- Crie turnos de interação (“Agora sou eu… Agora és tu…”). 
Para mais informações contacte-nos.

É uma BIRRA ou uma CRISE? Eis a questão!

A imagem pode conter: 1 pessoa, criança, closeup e textoAs birras e as crises no Autismo são difíceis de compreender e distinguir. E, a maioria das vezes, parecem impossíveis de lidar!
A principal diferença entre uma birra e uma crise está no motivo para ocorrer e na capacidade que a criança tem para se regular.
Uma CRISE ocorre quando a criança sofre uma sobrecarga sensorial, provocada por excessos de estímulos sensoriais (p.e. um parque de diversões). Normalmente, a criança tem dificuldades em se autorregular, mantendo o comportamento desadequado, porque muitas vezes acaba por nem saber o que quer.
Uma BIRRA ocorre quando a criança quer obter algo e, geralmente termina quando a criança obtém o que queria ou quando se apercebe que não irá conseguir o que pretende agindo dessa maneira. Tipicamente a criança é capaz de controlar a birra, parando momentaneamente para verificar se alguém está a ver ou mudando de estratégia (p.e. atirar-se para o chão em vez de gritar).
Se tem dificuldade em lidar com estes comportamentos do seu filho, não deixe de procurar ajuda profissional.


Reflexo de Moro

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, a dormir e bebé, texto que diz "ILCN INSTITUTO UROLOGIA Reflexo de Moro Saiba que pode observar caso este reflexo não esteja integrado"Sabia que…
O reflexo de Moro começa a emergir por volta da 8ª semana de vida intrauterina, deve estar completamente presente na 30ª semana e integrado por volta dos 4 meses após o parto.
Este reflexo é desencadeado por um forte e desagradável estímulo vestibular, auditivo, visual, tátil ou proprioceptivo. 

O bebé reage da seguinte forma:  
Primeiro fazendo uma inspiração profunda e afastando os braços e pernas do corpo.
Seguidamente, os braços e pernas fletem em direção ao centro do corpo e o bebé chora. 

O reflexo de Moro é importante no desenvolvimento de respostas respiratórias. Nos bebés prematuros, nascidos antes da 30ª semana, estas respostas poderão não ser atingidas, uma vez que o reflexo ainda não está completamente desenvolvido. 

Quando o Moro é ativado, os mecanismos de defesa do corpo ficam alerta.

No ILCN dispomos de uma equipa especializada, com formação em “Rhythmic Movement Training” capaz de avaliar e intervir na integração deste reflexo.


Terapia Ocupacional e Paralisia Cerebral

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasA intervenção na Paralisia Cerebral deve iniciar-se o mais precocemente possível, num contexto que englobe vários profissionais e deve ser perspetivada de forma contínua, individualizada e adaptada para cada fase da vida da criança e indo de encontro às necessidades dos cuidadores.
Sabe-se que uma grande parte das crianças com Paralisia Cerebral têm grande possibilidade de evoluir e tornar-se independente ao longo do crescimento devido à capacidade de plasticidade neuronal. As evidências científicas mais atuais, revelam que as intervenções devem ser aplicadas de forma intensiva, dinâmica, específica e motivacional, por forma a promover a neuroplasticidade.
A Terapia Ocupacional atua, através de um programa individual onde a criança é envolvida em atividades terapêuticas significativas para potenciar as suas competências, como a motricidade global, motricidade fina, grafomotricidade, perceção visual, planeamento motor, socialização, estimulação e integração sensorial, entre outras, de forma a aumentar a sua participação nas várias ocupações do dia-a-dia, como o brincar, comer, vestir, higiene, atividades escolares, entre outras.
A intervenção do Terapeuta Ocupacional pode ainda incluir a adaptação do contexto (identificação das barreiras arquitetónicas em casa) e a prescrição e treino de produtos de apoio, como por exemplo, cadeira de rodas, adaptações para vestir ou comer.
Saiba como o podemos ajudar.

Acidente Vascular Cerebral

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos e textoHoje em dia já é mais que sabido que a prática desportiva é um aliado importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 
De acordo com a OMS, para uma pessoa ser considerada ativa, ela precisa de realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. Fazer exercício não melhora apenas a nossa forma física, mas também a saúde. A prática reduz o risco de possuir várias doenças. 

Saiba quais…
Acidente Vascular Cerebral (AVC): Pessoas que praticam exercício reduzem para quase um terço o risco de AVC.

Diabetes tipo 2: A diabetes do tipo 2 é uma das formas mais comuns de diabetes. O exercício físico praticado de forma correta diminui a quantidade de glicose no sangue. Por isso, a diabetes está diretamente ligada à alimentação e também à falta de exercício. Além de prevenir, a prática de exercício físico também é um aliado importante para tratar essa doença.

Cancro: Estudos divulgados por sociedades de pesquisas internacionais em oncologia demonstram que quanto mais alto for o nível de atividade, menores serão os riscos de possuir cancro. Mas é importante dizer que não se sabe com certeza qual é esse nível ideal de exercício e que ele pode variar de acordo com cada pessoa.

Doenças mentais: A atividade física é aconselhável para todas as pessoas e em todas as idades. No caso dos idosos, é fundamental para manter o organismo ativo e a funcionar de forma correta. Nas crianças e jovens auxilia no crescimento e na fase adulta garante a manutenção da forma física e da saúde. Praticar exercício baixa o risco de desenvolvimento de algumas complicações cognitivas principalmente em pessoas com mais de 65 anos e vale a pena lembrar que todo o tipo de atividade física diária reduz quase para metade os riscos de sofrermos transtornos psicológicos como a depressão, ansiedade e o stresse. 

Osteoporose: A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e aumentando o risco de fratura. Ao praticar atividade física, o sistema esquelético fortalece, pois trabalha de forma coordenada com o sistema muscular e o sistema nervoso.

Dor lombar: O sedentarismo aumenta o risco de aparecimento de dor ao nível da região lombar que pode tornar-se crónica. De maneira inversa quem está fisicamente ativo pode diminuir o risco de sofrer com ela.

Hipertensão arterial: No caso da prevenção a atividade física é fundamental, pois atua diretamente no sistema nervoso central.

Proteja-se.


Linguagem, Fala e Comunicação

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, textoSabia que...
Atualmente, é frequentemente observada uma dificuldade em entender os conceitos de comunicação, linguagem e fala. Sendo estes facilmente confundidos uns com os outros. 
A Comunicação pode dar-se de diversas formas, seja por sinais, códigos linguísticos, escrita e/ou oralidade de forma a haver troca de informações entre interlocutores. Para podermos comunicar é necessário que exista um emissor que enviará uma mensagem para o recetor através de códigos linguísticos de uma determinada língua. 
A Linguagem depende da componente neurológica, social e linguística. Assim, a Linguagem consistente na aquisição de conceitos que serão posteriormente utilizados no dia-a-dia de cada indivíduo. Esta pode dividir-se em compreensão e expressão, bem como em verbal e não verbal. A linguagem verbal é composta pela oralidade e pela escrita. Por sua vez a linguagem não verbal define-se pela utilização de símbolos ou sinais em forma de desenhos e figuras que servem como ponte para a comunicação sem o uso de palavras.
Já a fala é a materialização da linguagem, sendo a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. A fala é condicionada pelas variações dialectais, bem como pelo ambiente que nos rodeia. É na fala que colocamos pequenos pormenores da nossa personalidade e das nossas experiências.
No ILCN dispomos de profissionais especializados em cada uma destas áreas, que poderão ajudá-lo numa intervenção mais direcionada para as dificuldades de cada indivíduo.

Dia Mundial da Deglutição

A imagem pode conter: 1 pessoa, textoMITO...
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Deglutição e por isso a equipa de Terapeutas da Fala pretende elucidar a população sobre um dos grandes mitos inerentes às alterações da deglutição. 
A deglutição traduz-se no ato de engolir um determinado alimento, transportando-o desde a boca até ao estômago. Contudo, por vezes, esse transporte pode não ocorrer da forma adequada levando à ocorrência de penetração (alimento entra no vestíbulo laríngeo, mas não passa abaixo das cordas vocais) ou de aspiração (passagem do alimento abaixo das cordas vocais e consequente transporte para a via aérea). Quando ocorre penetração laríngea, espera-se que o reflexo de tosse seja ativado pela presença de um corpo estranho, levando o alimento de volta para a orofaringe? No entanto, existem alguns casos nos quais podem existir alterações de sensibilidade na região laríngea e por esse motivo o corpo estranho não é detetado e por sua vez a ativação do reflexo de tosse não é realizada. Quando ocorre aspiração sem ser ativado reflexo de tosse, considera-se que a aspiração é silenciosa. 
Este tipo de casos é muito grave e é fulcral o seu diagnóstico precoce, pois destas ocorrências podem advir pneumonias! Assim, entende-se que não tossir não significa que a deglutição ocorre de forma segura e eficaz.
Caso o seu familiar apresente sintomas e sinais de disfagia, não hesite em contactar-nos. 
No ILCN dispomos de uma equipa com formação especializada nas alterações da deglutição!

Autismo e AVD's

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, fruta, texto e comidaTodos nós acordamos, vamos à casa de banho, tomamos banho, escovamos os dentes, vestimo-nos, de forma automática e sem pensarmos nisso. Estas atividades chamam-se “Atividades da Vida Diária” (AVD´s).
As atividades da vida diária podem parecer banais, mas são uma parte crucial para a independência. Porém, as crianças com perturbação do espectro do autismo, por vezes apresentam dificuldades que complicam a realização destas atividades simples, como por exemplo calçar um sapato. E o que é que os adultos optam por fazer, no meio da vida agitada que temos? Fazer a tarefa pela criança. É mais fácil, é mais rápido, dá menos trabalho, causamos menos frustração na criança, suja menos… tantas desculpas!
O problema é que a criança vai crescendo. E vai-se habituando ao facto de ter a mãe ou o pai ali para calçar o sapato, mesmo que até já consiga calçar o sapato na escola ou na sessão de Terapia Ocupacional.
Até se desculpa que de manhã, antes de ir para o trabalho, facilite a sua vida e a do seu filho, no entanto, ao fim do dia e ao fim de semana, com mais tempo, deixe o seu filho despir-se/ vestir-se sozinho, optando por roupas mais práticas inicialmente. Deixe-o vestir o pijama sozinho e opte por um com botões grandes à frente, para iniciar o treino de abotoar. Deixe-o fazer pequenas tarefas, gradualmente, no banho ou a escovar os dentes. Assim, está a torná-lo mais independente, influenciando o desenvolvimento da criança nas mais diversas áreas como a coordenação motora, raciocínio lógico, organização, resolução de problemas, tomada de decisão e responsabilidade, entre outras.
Pense que mãe e pai não podem não estar lá sempre. Por isso, por muito que dê trabalho agora, é por um bom motivo futuramente. Determine metas, dê pistas verbais e visuais, deixe errar, corrija pacientemente. Para ajuda profissional, procure um terapeuta ocupacional, será o técnico mais indicado para o ajudar neste sentido.

Dia internacional das Pessoas com Deficiência

"Aspectos diferentes e corações iguais."

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Padrão de Extensão

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, criança, texto e ar livreAlgumas crianças com lesão neurológica apresentam padrão de extensão…
Saiba o que pode fazer nas suas rotinas diárias para ajudar a inibir este padrão:
- Vestir camisola (cabeça de trás para a frente e depois membros superiores): promover flexão;
- Despir camisola (membro superior-cabeça-membro superior) - promover flexão;
- Usar meias fluorescentes ou com guizos para promover diagonais;
- Brincar em decúbito ventral para proporcionar estabilidade a nível escapular (tronco superior entrar em flexão com toalha ao nível do tronco inferior);
- Colo: pegar de forma a envolver os membros superiores e com referência ao nível do tronco posterior e coxo-femoral bilateral;
- Alimentação: na cadeira de alimentação preencher os espaços com almofadas/toalhas enroladas de forma a dar referências propriocetivas e evitar a extensão não regulada, abdução e extensão dos membros superiores;
- Alimentação: direcionar a colher à boca de inferior para posterior e não do nível acima da boca;
- Banho: envolver os membros superiores e referência a nível occipital com um membro superior;
- Dormir: variar posicionamentos em decúbito lateral adaptado e dorsal com almofada/toalha em forma de ninho para dar referências proximais. Nunca virar a criança de costas para os pais ( de forma a evitar extensão);
- Colocar os óculos/chapéus/gorros de posterior para anterior (evita extensão da cabeça e membros superiores em rotação lateral e abdução).

Aneurisma Cerebral

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Um aneurisma cerebral corresponde a uma zona de fraqueza da parede de um vaso sanguíneo intracraniano que tende a dilatar-se, ficando preenchido com sangue. De um modo geral, os aneurismas formam-se na zona da bifurcação das artérias, por ser a zona mais frágil da sua estrutura.
Essa dilatação pode exercer pressão sobre nervos ou outras estruturas cerebrais adjacentes. Por outro lado, pode romper causando uma hemorragia que vai comprimir as estruturas vizinhas. 

Eles são mais comuns em pessoas portadoras de outras doenças genéticas ou portadores de doenças circulatórias como as malformações arteriovenosas. Outras possíveis causas dos aneurismas são: um trauma, hipertensão arterial, infeções, tumores, aterosclerose, tabagismo e abuso de álcool e drogas.

A maioria dos aneurismas cerebrais não se associa a sintomas até o momento em que aumentam de dimensões ou que rompem. Os sintomas resultam da compressão das estruturas adjacentes e podem incluir dor por cima e em torno dos olhos, sensação de formigueiro, fraqueza ou paralisia num dos lados da face, pupilas dilatadas, alterações da visão, fotofobia.

Quando ocorre hemorragia, o principal sintoma é uma dor de cabeça de início súbito e extremamente forte, associada a visão dupla, náuseas, vómitos, rigidez da nuca e perda da consciência.
Por vezes ocorrem episódios de dor de cabeça mais ligeiros nos dias anteriores à rotura.
Esteja atento ao seu corpo. Proteja-se...


Dia Mundial da Prematuridade

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoHoje comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade!

O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas doenças e, também, mais sensível a determinados fatores externos, como a luz e o ruído.

Os principais problemas médicos dos recém-nascidos prematuros estão relacionados com a sua imaturidade respiratória e metabólica. A pele é também mais fina que a do recém-nascido de termo.

Estes bebés lutam, vencem, superam cada obstáculo com muita força e vontade de viver. São seres tão pequenos e frágeis que vieram para fazer a diferença.

Parabéns pequenos grandes guerreiros!


Dia Nacional do Terapeuta da Fala

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em péAs Terapeutas da Fala (TF) do ILCN convidam-no a responder a um questionário online, alusivo ao Dia Nacional do Terapeuta da Fala.

Objetivo do questionário: identificar algum ou alguns sinais de alerta que justifiquem a avaliação pelo Terapeuta da Fala.

A quem se destina: pais, cuidadores, educadores de infância ou qualquer pessoa acima dos 16 anos

Cada questionário submetido será analisado pela nossa equipa de TF que dará o seu parecer via e-mail. 

Link questionário: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdg16VlcIG7yzrlo…/viewform…

Um obrigado especial ás Terapeutas da Fala do ILCN.

 

 

 


 

Exponha-nos o seu caso e teremos todo o gosto em aconselhar uma consulta para si ou para o seu familiar. 

Encontre as nossas moradas, telefones, emails e formulário na nossa página de Contactos.